• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Gestão Hospitalar e qual a importância?

O termo gestão pode ser aplicado em várias áreas profissionais, já que se trata de administração, gerir e distribuir os recursos de uma determinada empresa ou setor. 

Além disso, é muito importante aplicar os princípios de uma boa gestão, para que os objetivos sejam alcançados. Neste texto vamos abordar o que é gestão hospitalar e qual a sua importância no dia a dia! 

Processos da gestão hospitalar

Uma boa gestão hospitalar é aquela que não somente sabe administrar os recursos recebidos, como também aplicá-los nas demandas do dia a dia nos hospitais e clínicas espalhadas pelo país. 

Todos os profissionais envolvidos devem ter a clareza de todos os processos que envolvem a gestão hospitalar para que tudo saia conforme o planejado, evite o desperdício e assim esclareça o que é gestão hospitalar na prática.

  • Coordenar as operações: trata-se de planejar e distribuir o gerenciamento de recursos, incluindo o orçamento financeiro, seleção de fornecedores, sistema de Tecnologia da Informação e etc.
  • Administração dos funcionários: entender as necessidades do hospital, a função que cada profissional exerce ali dentro, os gastos com as folhas de pagamento e a otimização das atividades exercidas por eles.

Melhorar a gestão hospitalar: como fazer?

Se você é um gestor hospitalar ou pretende ingressar na área, é muito importante entender como isto funciona, qual curso fazer e suas possíveis especializações.

Primeiramente sim, é possível saber o que é gestão hospitalar e atuar na área seguindo todas as boas práticas, cumprindo as metas para o crescimento de toda a equipe:

  • Padronizar as tarefas: elas precisam ser de clara compreensão, possuir um objetivo em comum e assertividade.
  • Prestar serviços de excelência: todos os hospitais e clínicas desejam ser reconhecidos pelos serviços prestados, além da qualidade. 
  • Estabelecimento das demandas de atendimento: é preciso entender que as demandas podem ser mensais, semestrais ou sazonais, como por exemplo: compra de materiais e insumos para uso diário, contratação de funcionários, fazer pedidos com os fornecedores e etc.

Já trabalho em um hospital / clínica de saúde, como me especializar em gestão hospitalar e alavancar a minha carreira?

No início deste artigo, vimos a importância da gestão hospitalar e como ela pode ser aplicada no dia a dia. Agora, você precisa saber o que é necessário para alavancar a carreira de uma vez por todas:

  • Faça uma graduação ou pós-graduação na área de Gestão Hospitalar. Veja aqui como fazer na Pós – Descomplica.
  • Pesquise o mercado de atuação na cidade / Estado onde você mora.
  • Comunique aos seus superiores que você está em busca de mais conhecimento e peça uma oportunidade de atuação assim que se formar.
  • Seja um(a) profissional diferente: não espere as coisas acontecerem, vá em busca dos seus objetivos e faça da graduação ou pós-graduação os degraus em direção ao seu sucesso.   

Aproveite todos os momentos para crescer profissionalmente. Enquanto algumas pessoas não enxergam um bom futuro da economia ou do país, outras conseguem sair do tradicional e alcançar os seus objetivos.