• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda de uma vez por todas o que é Gestão em Saúde

De um ano pra cá, a sociedade viveu uma dura realidade. Inesperadamente, o mundo todo sofreu duras consequências com o vírus da Covid-19, o qual causou uma pandemia e obrigou as pessoas a mudarem seus hábitos. Portanto, saber o que é gestão em saúde é primordial em uma sociedade que depende, e muito, dessa área de estudo.

Assim, neste texto, a gente vai apresentar a você com mais detalhes o que é gestão em saúde, qual é a sua importância, o que faz um profissional dessa área, além de outras informações importantes relacionadas a este tema. Acompanhe com a gente!

O que é Gestão em Saúde?

A saúde é necessária na vida de todos. Afinal, ela possibilita que as pessoas vivam bem. Dessa maneira, os profissionais da saúde são os responsáveis por ajudar nessa missão. Quem nunca passou mal e precisou ir correndo pro hospital pra que um médico o examinasse e o ajudasse a ficar bem?

É comum, entretanto, lembrar-se apenas dos médicos, enfermeiros e assistentes. Isto é, profissionais que estão em contato direto com os pacientes. Assim, a gente acaba se esquecendo que, por trás desses profissionais, existe uma pessoa que administra tudo o que está acontecendo dentro de uma unidade de saúde.

No dicionário Michaelis, gestão é o ato de gerir ou de administrar. Assim como em outras áreas do conhecimento, a saúde também precisa de gestão pra funcionar bem. Então, a gestão em saúde é a responsável por organizar a unidade médica, instruir os funcionários da saúde e sempre encontrar a melhor solução pra cada situação do dia a dia.

Qual é a importância da Gestão em Saúde?

Pra ficar mais fácil pra você entender, pense em uma grande empresa transportadora. Milhares e milhares de produtos precisam ser transportados diariamente pra diferentes lugares do Brasil e do mundo. Então, pra que essa tarefa seja realizada, é necessário que existam muitos funcionários, como motoristas, estoquistas, cargueiros etc. Certo?

Mas, além das pessoas que realizam o trabalho físico, sempre há por trás de todo o processo um gestor que está acompanhando tudo o que precisa acontecer na rotina da transportadora. Ou seja, se há produto, transporte, funcionários etc. Sem o gestor pra fazer esses trabalhos, a empresa vai por água abaixo.

Agora, leve esse raciocínio pra área da saúde. Um hospital, por exemplo, precisa funcionar constantemente e sem nenhum erro. Aqui, os profissionais lidam com vidas que dependem disso. Afinal, o que é mais importante que uma vida?

Sem um gestor de saúde, o hospital entraria em colapso. Por exemplo, é necessário que haja remédio suficiente pra todos os pacientes e casos, equipamentos suficientes e que estejam funcionando, funcionários capacitados e muito mais.

O que faz um Gestor em Saúde?

Por trás de qualquer gestão em saúde, há um gestor capacitado cuidando de cada detalhe da unidade de saúde em que ele trabalha. Este profissional, então, pode administrar diversos lugares destinados a cuidar da saúde.

Veja, abaixo, alguns possíveis locais de trabalho de um gestor em saúde:

  • hospitais (públicos ou privados);
  • consultório;
  • ambulatório;
  • laboratórios;
  • unidades básicas de saúde;
  • farmácia;
  • secretaria de saúde;
  • operadoras de plano de saúde.

Além desses lugares, ainda existem outros, afinal é sempre importante ter um gestor em uma unidade de saúde. Em geral, esses profissionais são responsáveis por tarefas como:

Ainda há milhares de outras funções que um gestor em saúde pode exercer na sua rotina de trabalho. O importante é saber que o serviço deste profissional está diretamente ligado ao sucesso de uma unidade de saúde.

Como se tornar um Gestor em Saúde?

Se você está pensando em se tornar um gestor em saúde, você pode seguir alguns caminhos interessantes. Você pode fazer um bacharelado, um curso técnico ou, até mesmo, uma pós-graduação.

Você já conhece a Faculdade Descomplica? Que tal fazer uma pós-graduação online de gestão em saúde em uma faculdade que tem nota máxima no MEC, professores renomados e a maior plataforma de ensino online do Brasil!? E, ainda tem a melhor parte: confira a megaoferta do curso de Pós-graduação de Gestão em Saúde!