• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é gestão de custos e qual a sua importância?

Uma empresa, independentemente do seu porte, gera custos e precisa de receita. Qualquer empreendedor (ou deveria) saber disso, mas boa parte dos gestores não consegue fazer uma boa gestão de custos. Se soubessem de sua importância para uma organização, certamente não agiriam dessa forma. 

Quando não se analisa bem os números relacionados ao funcionamento do negócio, há uma grande chance de haver descontrole financeiro e até o fechamento do negócio. Por isso, entender o que é gestão de custos e saber aplicá-la ao dia a dia da empresa é primordial! 

É simples manter o financeiro de uma empresa em dia e gerar renda. Quer saber melhor como fazer isso? Nós te contamos!

O que é gestão de custos 

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado não apenas ao que ela vende ao final do mês, mas, sim, às tomadas de decisão, boa gestão empresarial e gestão de custos eficiente.

De forma resumida, a gestão de custos (ou contabilidade) envolve todas as despesas inclusas nas atividades empresariais diárias. Fazem parte disso:

·      Insumos e matérias-primas;

·      Gastos com energia, transportes;

·      Mão de obra terceirizada;

·      Gastos com equipamentos, etc. 

Para aumentar as vendas e melhorar o desempenho do negócio, é importante conhecer a lucratividade de uma empresa, identificando o que deve ser melhorado, cortado ou adaptado.

Um exemplo é a precificação, que é uma das estratégias aprimoradas que ajudam a determinar o preço exato de cada produto ou serviço, chegando à real margem obtida em cada item comercializado.

Quando se elabora uma gestão de custos, é preciso considerar:

·      Insumos e matérias-primas;

·      Aluguéis ativos;

·      Energia elétrica consumida;

·      Taxa de utilização de água;

·      Contas telefônicas;

·      Transportes diversos;

·      Mensalidades com internet;

·      Salários e remunerações;

·      Horas excedentes dos colaboradores;

·      Prevenção e manutenção de equipamentos;

·      Impostos e tributações mensais;

·      Materiais de limpeza geral;

·      Materiais para o funcionamento do escritório.

Existem, atualmente, soluções que automatizam e integram todas as informações de custos. Entretanto, ter um profissional de gestão de custos é fundamental para orientar esses dados e entender o que pode melhorar. 

Quais são os benefícios de uma boa gestão de custos

Algumas das principais vantagens de se fazer uma boa gestão e custos são:

1. Precificação correta e ampliação da competitividade

Quando você conhece e identifica com precisão os gastos e despesas gerais, consegue precificar melhor produtos e serviços. Além disso, eleva a competitividade, visualizando o lucro real. 

Uma boa gestão de custos deve sempre enxugar custos de produtos. Esse é um dos desafios da área, que precisa considerar gastos variáveis, como comissões, mão de obra e insumos.

2. Diminuição dos riscos financeiros

Mesmo que haja um alto faturamento, uma empresa deve ter bem claro os dados sobre sua lucratividade. Com a gestão de custos, é possível conhecer todas as dinâmicas envolvidas nos custos da empresa.

Não é raro que pequenas, médias e grandes empresas encerrem suas atividades por desconsiderarem os riscos financeiros. 

3. Redução de gastos desnecessários

Para que uma empresa seja bem gerida, não pode haver desperdício de recursos na produção. Um bom gerenciamento de custos foca nos insumos necessários, evitando compras em excesso e, consequentemente, gastos desnecessários. 

4. Maior lucratividade

Com redução de gastos desnecessários e maior controle financeiro, a lucratividade, por si só, crescerá de forma orgânica.

Quando despesas inconvenientes são eliminadas, a empresa ganha competitividade no mercado, consegue inovar mais e, provavelmente, aumentar os lucros. 

5. Serviços melhores 

Com maior lucro e menos recursos, é mais fácil considerar e identificar outras características importantes.  É possível, então, estipular o melhor custo-benefício de cada produto, gerando produtos mais bem-acabados e que atendam melhor às necessidades dos clientes. 

Como encontrar um curso de gestão de custos

O Descomplica oferece um curso de gestão de custos 3 em 1, englobando como elaborar orçamentos, gerenciar os custos e o fluxo de caixa de empresas de todos os portes. 

Uma boa gestão de custos, especialmente em cenários de incerteza no mundo dos negócios, é crítica para a saúde financeira e existência das empresas. Por isso, é fundamental aplicar conhecimentos e ferramentas de planejamento financeiro ao seu negócio ou à empresa em que trabalha.

No curso livre de Gestão de Custos do Descomplica você aprenderá:

Curso 1: Fluxo Financeiro e Orçamento Empresarial

Curso 2: Gestão de Custos

Curso 3: Gestão do capital de giro

Destinado a analistas, gestores financeiros ou empreendedores que desejam adquirir conhecimentos em planejamento financeiro, para gerenciar seu negócio, nosso curso é totalmente online, rápido e tem um precinho camarada. E o melhor é que você recebe um certificado ao concluir o curso!

Conheça melhor esse curso livre do Descomplica e aprenda a gerenciar os custos do seu negócio com quem entende do assunto!