• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como aplicar o fluxo de caixa na sua empresa!

O controle sobre a saúde financeira da empresa deve ser uma das prioridades de qualquer gestor. Afinal, ela garante a sua continuidade no mercado e possibilita empreender de forma sustentável. Nesse sentido, entender o que é fluxo de caixa é tarefa indispensável.

Por meio dele, é possível administrar diversos fatores decisivos pro desenvolvimento da organização. Pensando nisso, e tendo em vista a importância do fluxo de caixa pro empreendimento, trouxemos neste post alguns pontos relevantes sobre o assunto. Confira!

o que é fluxo de caixa – botão de teclado com desenho de carrinho de compra

O que é fluxo de caixa?

Em linhas gerais, fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro em uma empresa.

Por entrada, compreende-se todos os recebimentos do negócio, a exemplo da venda de produtos, prestação de serviços, retorno de investimentos, entre outros.

Por outro lado, as saídas correspondem aos valores que deixam de compor o patrimônio do negócio, como despesas de manutenção, pagamento de funcionários e compras.

Sendo assim, quanto mais detalhado for o registro de entradas e saídas, melhor será a análise da situação financeira e a promoção de saúde do negócio, como veremos melhor a seguir.

o que é fluxo de caixa – pilhas de moedas com plantas

Por que é importante fazê-lo?

Como você pode perceber, o registro de entradas e saídas permite identificar se o empreendimento se encontra em uma situação superavitária ou deficitária.

Em outras palavras, permite saber com maior detalhamento se a entrada é maior, gerando saldo positivo em um determinado período, ou menor que as saídas. 

Isso, por sua vez, oferece ao gestor uma visão abrangente sobre problemas que impedem o crescimento da empresa e também sobre como as oportunidades podem ser aproveitadas. 

Desse modo, saber o que é fluxo de caixa pode se tornar ferramenta de gestão, uma vez que auxilia na tomada de decisões e aponta medidas em prol do equilíbrio econômico.

Da mesma forma, o fluxo pode se aliar ao planejamento estratégico pra:

  • prever dificuldades financeiras;
  • prevenir riscos operacionais;
  • orientar ações do negócio;
  • avaliar novos investimentos;
  • reduzir gastos desnecessários.
o que é fluxo de caixa – fazendo a contabilidade na calculadora e notebook

Como aplicá-lo na empresa?

Pra que os gestores possam analisar da melhor forma o fluxo de caixa, é importante ter em mente boas práticas ao aplicá-lo na empresa.

Em primeiro lugar, a necessidade de adequar processos gerenciais, de modo que tudo seja devidamente registrado.

É preciso indicar qualquer entrada ou saída da organização, por menor que seja, pra que o relatório final seja fiel à realidade.

Pra facilitar essa anotação e evitar erros, muitas instituições já contam com softwares de gestão.

Além do suporte tecnológico, outra ponto importante é treinar os funcionários pra que eles se adaptem a essa dinâmica. 

Por último, é fundamental o acompanhamento dos lançamentos e a realização de análises periódicas, de modo a verificar a evolução na saúde financeira.

Sem dúvidas, saber o que é fluxo de caixa é indispensável pra sustentabilidade da empresa. Por esse motivo, inclusive, muitas delas não abrem mão de gestores qualificados.

Nesse sentido, a Faculdade Descomplica pode ser uma grande aliada do profissional que se interessa pela área ou quer mudar de carreira.

Afinal, a obtenção do conhecimento teórico e prático é o que determinará a atuação de excelência e a conquista de bons cargos.

E aí? Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir os cursos livres da Faculdade Descomplica e garantir uma excelente capacitação!