• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe o que é empregabilidade e qual sua importância?

Você sabe o que é empregabilidade? Será que o termo quer dizer apenas que você tem ou não tem um emprego? Na verdade, o significado vai muito além disso e está relacionado, inclusive, com os tipos de carreira que existem.

Sendo assim, é fundamental que você esteja de olho no assunto se quiser ter sucesso profissional.

Vem com a gente pra entender isso melhor!

o que é empregabilidade – cinco candidatos aguardando a entrevista de emprego

O que é empregabilidade?

Bom, agora você deve estar se perguntando: afinal, o que é empregabilidade? Então, vamos lá!

O conceito de empregabilidade diz respeito ao conjunto de conhecimentos técnicos e comportamentais que um profissional deve possuir. Diante de um mercado em constante transformação, as empresas tendem a buscar funcionários cada vez mais completos.

Simplificadamente, portanto, a empregabilidade pode se resumir à capacidade de conquistar um emprego e à habilidade de mantê-lo.

o que é empregabilidade – duas pessoas apertando as mãos, uma pessoa ao lado

Qual a importância da empregabilidade?

Atualmente, vemos poucas pessoas permanecerem no mesmo emprego durante longos anos. Afinal, as oportunidades se ampliam à medida que os profissionais se qualificam.

De tal forma, é de suma importância que quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho desenvolva suas competências.

Por isso, tenha em mente que é preciso consolidar a autonomia sobre sua carreira. Desse modo, você vai garantir altos índices de empregabilidade e remuneração.

o que é empregabilidade – pessoas analisando gráficos

Quais são os pilares da empregabilidade?

Agora que você já entendeu o quanto é importante assumir o controle da sua trajetória profissional, é hora de descobrir como fazer isso, né?

Pra facilitar sua vida, separamos os seis pilares da empregabilidade que vão te ajudar no seu aperfeiçoamento. Confira!

1. Adequação vocacional

Esteja atento às atividades que você gosta de desempenhar. Afinal de contas, trabalhar com o que traz prazer pode ser muito vantajoso.

2. Competência profissional

Competências técnicas e comportamentais não podem ser esquecidas. Por isso, invista em tudo que agrega conhecimentos e habilidades.

3. Idoneidade

Servir aos seus valores morais é essencial. Então, seja íntegro, honesto e ético, honrando compromissos e respeitando as leis.

4. Saúde física e mental

Cuide do seu corpo e da sua mente, equilibre a vida profissional e pessoal. Somente assim você será produtivo sem acarretar prejuízos à saúde.

5. Reserva financeira

Tenha uma poupança com a qual possa contar em casos de imprevistos. Isso te manterá calmo e evitará que seu desempenho seja afetado.

6. Relacionamentos

Cultive boas relações, pois elas podem resultar em colaboração cotidiana e gerar oportunidades futuras.

o que é empregabilidade – pessoa assistindo à aula online

Como desenvolver suas competências?

Tendo clareza sobre o que é empregabilidade, você já pode sair em busca das ferramentas que vão te ajudar a se destacar na multidão:

  • saiba como se comportar em uma entrevista de emprego;
  • aprimore sua comunicação verbal e escrita;
  • aperfeiçoe seus conhecimentos em tecnologia;
  • desenvolva técnicas de liderança e trabalho em equipe;
  • invista em formação continuada e se especialize.

A propósito, o investimento em cursos profissionalizantes é uma excelente maneira de desenvolver competências e se tornar atraente aos olhos do mercado de trabalho.

Através de estudos bem direcionados, suas oportunidades se ampliam e a remuneração acompanha, subindo de patamar.

Portanto, se você quer ser um profissional diferenciado e sair na frente da concorrência, conheça os cursos da Pós Descomplica e veja como eles podem contribuir com seu sucesso!