• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é computação em nuvem e qual a sua função?

Conforme a tecnologia se desenvolve, novos termos passam a fazer parte do vocabulário humano. Então, é comum ter dúvidas sobre o que é computação em nuvem, por exemplo.

Nos últimos anos, este sistema tomou conta de vários setores. Agora, é comum vê-la associada a serviços de diversos tipos, desde os corporativos até os pessoais. No entanto, você sabe o que é computação em nuvem?

Um sistema com computação em nuvem utiliza um servidor remoto pra realizar as suas operações. Ou seja, não é necessário investir em equipamentos locais nem se preocupar em atualizar seus softwares.

Como existem várias aplicações diferentes da computação em nuvem, ela pode oferecer uma grande variedade de vantagens pra várias áreas. Quer saber mais sobre o que é computação em nuvem e como ela funciona? Então, siga o restante do post!

O que é computação em nuvem?

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem envolve o uso de um servidor remoto pra realizar operações. Dessa forma, os softwares utilizados por uma pessoa não rodam no computador dela, mas, sim, em uma máquina distante que ela acessa pela internet.

Assim, a computação em nuvem geralmente parte de um serviço oferecido a clientes. Eles passam a poder acessar todo tipo de ferramenta, desde softwares de gestão até plataformas de e-mail.

Aliás, hoje em dia há vários exemplos de serviços hospedados em nuvem utilizados no dia a dia. É o caso do Gmail, o popular cliente de e-mail do Google que não requer instalação e pode ser acessado a partir do navegador de internet.

Faculdade Descomplica

Para que serve a computação em nuvem?

A principal função deste sistema é oferecer a execução de softwares de forma remota aos usuários. O grande diferencial é que não precisa instalar nada nem atualizar seus programas, já que você sempre estará acessando as versões mais novas online.

Graças às possibilidades mais recentes da tecnologia, diversos tipos de software são executados a partir da nuvem. Isso deu origem a múltiplas opções pros clientes escolherem em vários segmentos.

Algumas aplicações da nuvem são capazes de realizar uma integração entre si. Isso faz com que as funções delas se conectem e o usuário conte com recursos ainda mais úteis. O funcionamento da nuvem também deixa todo o trabalho sempre sincronizado de qualquer lugar.

Tecnologia da Informação

Quais as principais vantagens do sistema?

Saber o que é computação em nuvem é um ótimo primeiro passo. Agora, chega o momento de entender quais benefícios tornam esse tipo de sistema algo tão popular.

Pra começar, um serviço remoto permite o acesso a partir de qualquer dispositivo. As pessoas não precisam estar mais em um único computador específico pra usar o software. Aliás, isso abre as portas pra continuar usando esses serviços pelo celular.

Outra vantagem da computação em nuvem é a segurança. Geralmente, especialistas que entendem a importância da proteção de dados que cuidam dessa parte. Então, você tem a garantia de que seus arquivos estão seguros.

Por fim, esse representa um alívio considerável à equipe de TI. Esse time não precisará mais ficar atualizando e corrigindo bugs nos softwares. Afinal, a empresa que fornece a solução em nuvem é quem realiza esse trabalho.

Agora você já sabe o que é computação em nuvem. Essa é a nova realidade em vários segmentos, ultrapassando as barreiras da tecnologia corporativa pra chegar ao uso pessoal. Então, quem atua nessa área precisa estar por dentro desses diferenciais pra saber como trabalhar com essa possibilidade em seu dia a dia.

O que acha de aprender mais sobre o assunto? Basta escolher um dos cursos de Tecnologia da Faculdade Descomplica!