• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é computação em nuvem e como atuar na área?

Uma das profissões promissoras do futuro é a Tecnologia da Informação. A computação em nuvem ou cloud computing, por exemplo, é tendência na área. Mas o que é computação em nuvem e como se especializar? Fique por dentro!

A área, que está em crescimento, exige habilidades específicas pra um gerenciamento seguro de informações e muitos profissionais têm se interessado pela atuação.

Diante disso, uma especialização que capacite e habilite o profissional é um investimento interessante.  Isso porque, uma pós-graduação propicia conhecimentos específicos ao profissional.

Porém, pra que tudo fique mais claro é preciso entender, primeiramente, o que é a computação em nuvem e como é possível trabalhar nesse ramo.

Pensando nisso, trouxemos neste post, os principais tópicos sobre o assunto. Pra saber mais, continue a leitura!

O que é computação em nuvem - Mão de uma pessoa digitando em um teclado preto.

O que é computação em nuvem?

Pra compreender melhor sobre o tema, é preciso entender primeiro o que é computação em nuvem

A computação em nuvem é um formato de hospedagem em que dados, textos, planilhas, softwares e aplicativos, ficam arquivados e podem ser acessados e atualizados de maneira remota, de qualquer lugar. 

Assim, todos os arquivos anexados por meio da computação em nuvem estão com maior proteção. Pois, as chances de perdê-los é reduzida.

Diante disso, a computação em nuvem traz maior comodidade e eficiência ao trabalho. Proporcionando também a redução de prejuízos. 

Agora é possível acessar todos os recursos sem mídias físicas, com qualquer dispositivo que tenha internet.

Resumindo, a computação em nuvem é ofertada por serviços de computação, por meio da internet e todos os seus arquivos podem ser armazenados em servidores. 

Assim, não há mais necessidade de ocupar o espaço físico do seu computador. Legal, não é mesmo?

Pessoa clicando com uma caneta em um tablet e ao fundo plantas, decorações e uma taça.

Como funciona a computação em nuvem?

Agora que você já sabe o que é computação em nuvem, vamos te explicar como ela funciona.

Como muitos questionam, os dados ficam armazenados em computadores do mundo inteiro, ou seja, em grandes data centers.

Os data centers são equipamentos com grande capacidade de armazenamento e processo de dados. Dessa forma, os computadores recebem a instalação de sistemas e softwares.

Assim, colocar um arquivo em nuvem significa que o usuário tem acesso a ele pela internet em qualquer lugar.

Além disso, ocupando pouco espaço no disco rígido do seu computador. Alguns exemplos são: Dropbox, Google Drive, One Cloud, Icloud.

Ilustração com uma mulher e um homem conversando.

Quais as possibilidades de atuação na área?

Por ser uma área de grande crescimento, a computação em nuvem já é realidade em muitas empresas. Pois, otimizam rotinas e ampliam as possibilidades de prestação de serviços. 

Assim, normalmente as empresas se utilizam desse recurso para flexibilização e facilidade do acesso a tecnologias. Bem como para alavancar o seu crescimento.

Quanto mais o mercado migrar pra ambientes virtuais, a possibilidade do aumento da demanda de profissionais especialistas é muito maior e bem vista pelas empresas. 

Diante disso, profissionais desse ramo devem ter conhecimentos específicos da área, como Java, Linux, desenvolvimento de software, metodologias ágeis. 

Por isso, pra atuar nessa área, é preciso estar por dentro das tecnologias e tendências do mercado, com conhecimentos que podem proporcionar uma visão abrangente e específica da área.

Assim, uma especialização pode trazer visão mais estratégica, domínio da teoria e da prática, além de aumentar as chances no mercado de trabalho, já que você será agora especialista na área.

Percebe-se assim, que a computação em nuvem é muito promissora ao mercado de trabalho, pois chegou trazendo muita inovação ao mundo. 

Um olhar especialista à área, garante a possibilidade de um futuro promissor. Na dúvida, opte por investir em conhecimentos pra você.

E aí, gostou do post e quer ser um especialista na área? Então, dê uma olhada na Faculdade de Sistemas de Informação e na Pós-Graduação de Projetos de Cloud Computing!