• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Cinesiologia? Saiba agora sobre essa área da Saúde

Você sabe o que é Cinesiologia? Se você acabou de se formar na área da Saúde e agora busca uma especialização, esse pode ser o seu destino.

É ideal pra pessoas que adoram saber como nosso corpo se movimenta e quantos músculos atuam num pequeno gesto, mas que, principalmente, se interessam em prevenir lesões.

Não adianta nada entender como a musculatura trabalha quando a gente estica e contrai o antebraço, por exemplo. É preciso extrair algo disso. Pois bem!

A Cinesiologia busca o bem-estar físico ao tratar pacientes com movimentações comprometidas ou, simplesmente, ao prevenir inchaços, luxações etc.

Inclusive, quando esse profissional da Saúde já inicia o tratamento com uma pessoa machucada, independentemente do motivo, seu conhecimento em Cinesiologia será fundamental pra ela recuperar os movimentos do membro o mais rápido possível.

Além disso, as diretrizes pra um tratamento de recuperação de movimentos, como em vítimas de acidentes, precisa ser bem-feita.

Enfim, são muitas as atribuições dadas a um profissional Cinesiologista, portanto, continue a leitura deste artigo pra ter um entendimento completo.

o que é cinesiologia – desenho do esqueleto da coluna de um humano

O que é Cinesiologia e qual a finalidade?

A Cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos do corpo humano, composta por diversas disciplinas da área da saúde. Em especial, Fisioterapeutas e profissionais ligados à Educação Física a estudam pra compreender movimentos de músculos, ligamentos e de tendões.

O objetivo da Cinesiologia é melhorar o desempenho humano na prevenção e recuperação de lesões, pois só descrever como as partes do nosso corpo se mexem não é suficiente.

O valor desse conhecimento está na solução do problema de alguém, e não na explicação do porquê uma tendinite, por exemplo, se desenvolveu.

Portanto, esse estudo tem importância direta no restabelecimento físico de atletas já lesionados, que precisam de programas de recuperação rápidos.

Por exemplo, corredores olímpicos não podem sofrer um estiramento na coxa bem no meio dos 400 metros rasos, ou seja, também precisam trabalhar na prevenção.

o que é cinesiologia – pessoa com os olhos fechados e as mãos nas costas

O que é Cinesiologia Biomecânica?

O estudo dos movimentos uniu a Cinesiologia com a Biomecânica — que, por definição, também estuda os movimentos do nosso corpo. A diferença é que a última foca nas forças internas e externas que interagem com a gente.

  • forças internas: contração e relaxamento de músculos e articulações, que movimentam a estrutura do corpo humano (ou seja, cabeça, tronco e membros);
  • forças externas: impactos, pressionamentos, posicionamentos prejudiciais (o famoso “dormir de mau jeito”’) e roupas ergonômicas são alguns exemplos.
o que é cinesiologia – profissional de braços cruzados segurando estetoscópio

Como se especializar nessa área?

Por mais que a gente tenha dado exemplos da Cinesiologia em pessoas que praticam esportes, a Educação Física é apenas uma das áreas que a estuda.

Ela é procurada por profissionais da saúde em geral, apaixonados pelo funcionamento do corpo humano e que prezam pelo bem-estar coletivo.

Uma pessoa Cinesiologista pode trabalhar como Fisioterapeuta, Personal Trainer, Fisiologista e, ainda, seguir o ramo acadêmico e dar aulas no Ensino Superior.

Se a nossa explicação sobre o que é Cinesiologia te interessou e agora você quer trabalhar nessa área, precisa fazer uma especialização.

O Descomplica tem a pós em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico, reconhecida pelo MEC e você faz 100% online. Bora?!

Leia também: O que a biomecânica do movimento estuda e como essa ciência aplicada?