• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Entenda o que é banco de dados e saiba como atuar na área!

Na Era da Informação, praticamente todas as empresas sabem o que é banco de dados e se baseiam nisso pra traçar suas estratégias e gerenciar seus serviços. Essas informações são fornecidas pelos consumidores a todo momento; por meio do comportamento nas redes sociais, registros de compras, histórico de buscas na rede, entre outros.

Contudo, pra recolher essas informações corretamente, tais organizações precisam de profissionais habilitados, capazes de armazená-las, cruzá-las com outros dados e analisá-las. Por isso, o mercado de Banco de Dados nunca esteve tão em alta.

Confira, a seguir, o que você precisa saber sobre essa formação!

Aprenda o que é banco de dados

Os bancos de dados são onde as informações essenciais pra uma empresa ficam armazenadas, e podem ser acessadas de acordo com as estratégias do negócio.

Atualmente, esse conjunto de dados faz parte do patrimônio de qualquer companhia, organizados em formato de arquivo de texto, planilhas, entre outros.

Porém, como o número de informações produzidas aumentou consideravelmente nos últimos anos — especialmente no meio digital —, as instituições precisaram descobrir uma nova forma de armazenar tantos dados eficientemente. Nesse cenário, os SGBD (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) se fazem necessários.

Com isso, a presença de um especialista capaz de operar esse sistema, torna o mercado de Banco de Dados bem aquecido.

Pessoa usando uma camiseta branca e olhando para um monitor com códigos de programação

Veja o que faz um profissional da área

Os profissionais de Bancos de Dados podem trabalhar em diversas frentes no gerenciamento dos SGBDs. No caso das pequenas empresas, tais funções podem ser desempenhadas por um único profissional. Confira, abaixo, algumas funções dessa área:

  • analista de dados: coleta, análise e interpretação de informações da empresa pra definição de novas estratégias;
  • administrador de banco de dados: definição de tabelas e processos de cruzamento de dados da empresa;
  • analista de suporte: manutenção dos servidores de banco de dados;
  • analista de BI: identificação de oportunidades de negócios com base na análise de dados;
  • desenvolvedor de banco de dados: aplicação da lógica de programação pro gerenciamento de processos internos dentro do SGBD.
Pessoas mexendo um notebooks que estão apoiados em uma mesa

Descubra se vale a pena investir na formação

Como você pôde ver, vale a pena investir em um diploma de Banco de Dados. Além de ser uma profissão bem remunerada e empregável, a tendência também é muito animadora: o investimento em bancos de dados continua crescendo.

Portanto, esta é uma das profissões mais promissoras hoje. Pra alcançar bons resultados no mercado de trabalho e se destacar, o segredo está não só em se tornar um especialista técnico, mas também em investir na pós-graduação na área de dados. Desta forma, você pode aprimorar ainda mais o seu currículo.

Depois de entender o que é banco de dados, certamente você percebeu o quão importante é o profissional dessa área hoje em dia. Isso significa que não faltam oportunidades de trabalho pra quem decidir se especializar nesse setor da tecnologia. Por isso, não perca tempo e comece já a trilhar sua carreira de sucesso!

Gostou deste conteúdo? Então, saiba como iniciar a sua graduação na Faculdade Descomplica e atinja níveis mais altos em sua carreira agora mesmo!