• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Confira o que é atenção farmacêutica e como atuar na área!

Pra quem se formou no curso de farmácia e está em busca de um campo de atuação ou procura uma pós-graduação na área, a atenção farmacêutica é uma ótima opção. Isso porque, esse profissional pode trabalhar em diversos contextos em que ocorrem o uso de medicamentos. 

Além do mais, o brasileiro tem o (péssimo) hábito de usar remédios sem prescrição médica, o que torna a atenção farmacêutica tão importante, visto que uma das atribuições do profissional da área é orientar os pacientes sobre o uso correto de fármacos.  

Porém, pra garantir as melhores oportunidades no mercado de trabalho, é importante se especializar. Por isso, reunimos neste artigo informações importantes sobre a atenção farmacêutica. Boa leitura! 

o que é atenção farmacêutica - colocando comprimidos na mão

O que é atenção farmacêutica?

A atenção farmacêutica é um conjunto de ações e serviços realizados pelo farmacêutico que possui dois objetivos principais: garantir o uso correto de fármacos pra obter resultados satisfatórios e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.  

Com isso, esse profissional pode fornecer orientações quanto ao:

  • uso;
  • armazenamento;
  • dosagem;
  • efeitos colaterais;
  • horários corretos pra medicação e outras informações sobre determinado medicamento.

Além do mais, a atenção farmacêutica segue uma sequência conhecida como método clínico, que envolve desde a coleta de dados e identificação de problemas, até a implantação de ações relacionadas ao cuidado do paciente. 

É importante ressaltar que esse serviço não substitui uma consulta médica. Por isso, o farmacêutico que realiza atenção farmacêutica deve orientar o paciente a buscar outros serviços na área da medicina, caso seja necessário.

o que é atenção farmacêutica - comprimidos sobre a mesa

O que faz um profissional da área?

O farmacêutico que realiza a atenção farmacêutica deve, entre outras funções, orientar os pacientes quanto ao tratamento farmacológico. Além disso, também são atribuições desse profissional:

  • verificar a eficácia do tratamento medicamentoso receitado pelo médico;
  • verificar se o medicamento causou reações adversas;
  • identificar possíveis problemas causados pelo uso do medicamento;
  • propor estratégias pra melhorar a qualidade de vida do paciente. 
o que é atenção farmacêutica - porta comprimidos semanal cheio de pílulas

Qual a importância da atenção farmacêutica? 

Uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) apontou que 77% dos brasileiros possuem o hábito da automedicação. Esse percentual é alarmante, visto que fazer o uso de medicamentos sem prescrição médica pode causar danos sérios à saúde.

Por essa e outras razões, o profissional capacitado é tão importante, afinal, ele ajuda a reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas ao uso de fármacos. 

Além do mais, a especialização traz benefícios não só pro paciente, mas também pros estabelecimentos que promovem essa prática.

o que é atenção farmacêutica - comprimidos na mão

Atenção farmacêutica e assistência farmacêutica: qual a diferença?

Apesar de serem parecidos e promoverem ações relacionadas ao cuidado com a saúde, os dois termos possuem diferenças.

Segundo a Resolução nº 338 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a assistência farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao uso racional do fármaco. 

Entre as ações, estão a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos. 

Já a atenção farmacêutica está ligada à atuação do farmacêutico, que vai orientar o paciente sobre o uso do medicamento. Sendo assim, ele trabalha pra promover o uso correto da substância.

o que é atenção farmacêutica - pessoa pegando remédio na prateleira

Como atuar na área?

O campo de atuação é vasto, tanto pra quem quer trabalhar em estabelecimentos privados, quanto pra profissionais interessados em promover a atenção farmacêutica no SUS (Sistema Único de Saúde)

Esse profissional pode trabalhar em farmácias comunitárias e hospitalares, além de consultórios, farmácias de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Instituições de Longa Permanência (ILPI), no domicílio do paciente e em outros locais onde há pessoas que realizam tratamento farmacológico. 

Pro profissional que deseja atuar com atenção farmacêutica, ter especialização na área é importante pra conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Se identificou com a área? Então conheça a pós-graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, oferecida pela Faculdade Descomplica.

Por meio da pós do Descomplica, o profissional estará preparado pra prescrever medicamentos, entender as particularidades de cada paciente, além de ficar atualizado sobre as legislações e regras que envolvem o exercício da profissão. Faça já sua matrícula!