• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é análise preditiva e quais as vantagens para empresas?

Atualmente, entender o que é análise preditiva e saber como realizá-la é um grande diferencial pra quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Como essa técnica tem se mostrado cada vez mais relevante pra tomada de decisões nos negócios, a demanda por profissionais que tenham essas habilidades está em constante crescimento.

Por esse motivo, a gente preparou este texto pra ajudar você a entender a importância dessa técnica e quais são as principais vantagens do seu uso nas empresas. Boa leitura!

O que é análise preditiva?

O que é análise preditiva?

A análise preditiva é uma técnica que utiliza dados históricos, inteligência artificial, machine learning e algoritmos estatísticos pra identificar a possibilidade de ocorrência de alguns cenários futuros.

Por isso, essa análise tem sido amplamente utilizada por empresas de vários segmentos de atuação, com o objetivo de tornar o processo de tomada de decisão mais acertado.

Qual a importância?

A grande concorrência entre as empresas faz com que a busca por diferenciação se torne cada vez mais acirrada. Nesse sentido, a análise preditiva consegue mapear as oportunidades e ameaças do mercado, reduzindo erros e contribuindo pra formação de uma visão estratégica do futuro.

Veja como esses modelos preditivos têm sido utilizados no mundo corporativo:

  • otimização de estratégias de marketing;
  • redução de riscos;
  • prevenção de falhas de segurança;
  • mapeamento de hábitos dos consumidores.
Quais as vantagens?

Quais as vantagens?

A seguir, a gente mostra algumas das principais vantagens do uso de modelos preditivos nas empresas. Acompanhe!

Potencialização de estratégias de vendas

Ao utilizar informações capazes de prever os padrões e tendências de consumo dos clientes, é possível aumentar a taxa de conversão nas empresas. Portanto, a partir da análise do histórico de dados dos consumidores, é possível oferecer produtos alinhados aos seus interesses, aumentando as chances de venda.

Criação de estratégias diferenciadas

A análise de dados históricos permite que as empresas consigam entender as principais tendências do mercado. Com isso, conseguem tomar decisões de maneira antecipada e, assim, criar determinadas estratégias que as diferenciam dos seus concorrentes.

Identificação de fraudes

O uso de modelos preditivos contribui pra identificar fraudes mais rapidamente e, assim, evitar prejuízos nas empresas. Com isso, os negócios conseguem operar com maior nível de segurança, tornando-se mais eficientes.

Melhoria na gestão dos clientes

Com a análise do histórico de dados dos consumidores, as empresas conseguem oferecer soluções personalizadas e alinhadas aos seus interesses. Dessa forma, é possível melhorar a gestão de clientes e, ainda, garantir um maior nível de satisfação.

Em síntese, os profissionais que sabem o que é análise preditiva e como utilizar ferramentas de previsão têm tido amplas oportunidades no mercado de trabalho

Como as empresas precisam antecipar cenários pra se destacar diante da forte concorrência, a demanda por esses profissionais deve se manter em alta nos próximos anos. Por isso, se você quer ter sucesso na sua carreira, não deixe de traçar metas e de acompanhar as principais tendências do mercado.

E aí, gostou deste post? Entendeu o que é a análise preditiva e como o mercado de trabalho está em busca de profissionais que dominam o assunto? Se você quer se destacar diante dos seus concorrentes, não perca tempo e comece a sua pós-graduação agora mesmo!