• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Novos desafios profissionais: saiba como se preparar

Emprego novo. Recolocação. Adaptação de função. Mudança de setor. Já passou por alguma dessas situações? Todos os profissionais que desejam crescer na carreira se deparam com novos desafios profissionais como esses.

Embora o crescimento tenha sua importância, poucas pessoas param pra pensar sobre como se preparar do jeito certo. Afinal, qual é a melhor forma de se dar bem em um novo ambiente ou uma nova empresa? O que é preciso saber pra se adaptar rapidamente?

Às vezes, encarar um obstáculo pode parecer uma tarefa desconfortável, mas existem algumas dicas pra tirar de letra a maior parte dos desafios. Por isso, a gente listou algumas delas nos próximos tópicos. É só continuar a leitura!

Como se preparar para os novos desafios profissionais?

A vontade de buscar novos desafios profissionais frequentemente aparece nas descrições de currículos e costuma envolver uma disposição pra sair da zona de conforto e investir energia no crescimento da carreira.

Por isso, é importante seguir algumas dicas. Veja!

Desenvolva sua inteligência emocional

Enem. Vestibulares. TCC. São várias as formas tradicionais de medir a performance, não é? Boa parte das pessoas que entram no mundo corporativo estão acostumadas com o QI e o desempenho acadêmico como o modelo de inteligência mais importante. Ainda assim, profissionais com QI altíssimo podem ser péssimos gestores da vida particular e isso também reflete no trabalho.

Embora a razão seja frequentemente exaltada, muito do sucesso evolutivo é fruto das emoções e elas seguem tendo um papel importante. Entre outras coisas, a inteligência emocional ajuda a reagir às críticas de forma adequada e a interpretar as pistas emocionais de uma forma positiva.

Conheça seus pontos fortes

Uma das ideias mais difundidas no mercado de trabalho é a de que o maior potencial de crescimento está nas áreas de seus pontos fracos. O problema é que essa ideia pode promover a frustração com a carreira.

Os melhores profissionais costumam ser os que exploram seus talentos de forma consistente e produtiva. Isso passa por conhecer os próprios pontos fortes e, às vezes, adaptar sua função. O foco nas fraquezas até pode ajudar a controlar os danos, mas dificilmente vai levar a desempenhos excelentes.

Invista em educação

A capacitação profissional ainda é uma das melhores formas de subir o valor de mercado dos profissionais e ainda trazer algumas competências técnicas. Isso também serve pros formados, na forma de uma segunda graduação ou pós-graduação.

Assim, você dá um upgrade na sua qualificação, conta com mais possibilidades de networking e ainda passa a ser visto pelo mercado como um especialista no assunto da graduação. Desse modo, a reputação permite escalar degraus cada vez mais altos.

Se preparar pra novos desafios profissionais é uma etapa pela qual a maior parte das pessoas no mercado de trabalho vai precisar passar. Isso é principalmente verdadeiro pra aqueles que pensam em longo prazo e querem se manter crescendo.

Caso você ainda esteja entrando no mercado de trabalho, vale ficar de olho nas principais carreiras e profissões em alta. Há áreas pra todos os gostos, desde assuntos mais ligados ao universo de TI até funções de RH.

Se você quer dar o próximo passo na sua carreira, a Pós Descomplica utiliza a maior plataforma de ensino online do país, com vários professores renomados e divertidos. Conheça os cursos e estude com a gente!