• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como encontrar uma pós-graduação à distância barata

Já imaginou fazer uma pós-graduação EAD barata? Uma pós é um sonho para todo mundo que quer investir na própria carreira! Mas vamos combinar que a rotina corrida ou o orçamento apertado nem sempre deixam espaço para isso.

A boa notícia é que existem vários cursos de pós-graduação EAD (Ensino à Distância), ou seja, que podem ser feitos sem sair de casa. Isso é perfeito para quem precisa que o dia tenha 36 horas para dar conta de tudo. E, ainda por cima, dá para fazer um curso como esse por um precinho maravilhoso. 

Não é para menos que essa modalidade está crescendo tanto! O que falta, então, para correr para o abraço? Primeiro, é preciso ficar atento para não cair em algumas armadilhas.

Afinal, algumas instituições podem maquiar as suas falhas e mostrar somente as “vantagens”. É cilada, Bino! A seguir, veja o que levar em conta na hora de procurar a sua tão sonhada pós-graduação EAD que cabe no bolso e fazer a melhor escolha:

Análise a instituição de ensino

Não tem jeito, o negócio é pesquisar o máximo que puder. Para começar, veja se a instituição tem credenciamento para EAD pelo Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior no site do MEC (Ministério da Educação).

Não vale se só tiver credenciamento para aula presencial, hein? São coisas diferentes. Além disso, peça a opinião de alunos atuais e antigos. Também é preciso saber se o lugar oferece oportunidades reais de entrar no mercado de trabalho. 

E também não perca a chance de dar uma de Sherlock Holmes e vasculhar o site da instituição. Nessa hora, confira se existem canais de comunicação eficazes. No momento antes da matrícula, fique de olho na organização e na rapidez do atendimento, porque isso pode servir de indício de como será o curso. 

Procure pela autorização do MEC

Não adianta encontrar uma pós-graduação EAD barata, mas que não seja autorizada a funcionar pelo MEC. Não faz sentido gastar o seu tempo (e dinheiro!) em um curso que não tem aceitação no mercado. Até porque se a instituição não é validada, o que garante que o seu ensino tem qualidade?

Para descobrir se o curso dos seus sonhos tem autorização, basta conferir a situação da instituição no Portal E-Mec, na opção “Distância”. Você também pode entender mais sobre isso na Portaria nº 370 – DOU de 23/04/2018, no site da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).

Essa também é uma boa oportunidade para verificar a nota que o MEC deu para o curso. A avaliação é de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 não são uma boa notícia. A partir da nota 3, dá para ver que o curso já atende os padrões de ensino.

Veja quem são os professores

A docência é a base de qualquer instituição de ensino. Se os professores não são qualificados, como você pode se preparar de verdade para o mercado de trabalho? Por isso, procure saber quem são os docentes que fazem parte do curso.

Verifique a titulação deles e se já trabalharam na área em que vão lecionar. Você pode achar as plataformas Lattes e o LinkedIn muito úteis nessa hora. Já deu para perceber que você vai precisar ativar o modo Sherlock o tempo todo nessa busca, né?

Além disso, sabe a dica de conversar com os alunos e ex-alunos do curso? Pergunte a eles sobre os professores também. Se tiver chance, questione se perceberam falhas administrativas, denúncias ou alguma coisa errada.

Verifique a grade curricular e a carga horária

Parece algo chato a se fazer, mas vale a pena, a gente promete! Se você já sabe o que quer buscar no mercado de trabalho, vá atrás de uma grade curricular que atenda às suas expectativas.

Espie as disciplinas e as ementas, depois jogue tudo no Google. Ruim é descobrir só depois da matrícula que o curso não era aquilo que você queria, né? Além disso, veja a proporção de conteúdo teórico e prático dentro da carga horária para ver qual é o foco do ensino.

Falando em carga horária, é bom dar uma olhadinha na duração do curso que você escolher. Dependendo de quanto tempo você pretende tirar a certificação, isso pode contar pontos a favor ou contra.

Entenda a metodologia aplicada

Não deixe de checar se a pós-graduação EAD barata oferece videoaulas, fóruns de discussão, tutor à distância, materiais educativos etc. No meio de tudo isso, veja como se dá a interação dos estudantes.

Lembre-se de que uma das vantagens da pós é o networking entre alunos e professores. Pensando nisso, será que dá para aproveitar essa interação online?

E já que você vai falar com alunos ou ex-alunos, é bom perguntar se a plataforma de ensino é realmente boa e se o ambiente virtual é intuitivo. Acredite, uma plataforma difícil é tudo o que você não precisa no seu dia. 

Além disso, procure saber se vai ser preciso comparecer presencialmente alguma vez. Algumas instituições, como a Pós Descomplica, funcionam totalmente online, enquanto outras precisam que o estudante faça as provas de forma presencial em um polo. 

E se tiver polos, veja quais os mais próximos de você. Nesse caso, vale a visita para conhecer as instalações.

Não se esqueça do certificado

Além de ser validada pelo MEC, a instituição precisa emitir certificados válidos, certo? Outra coisa importantíssima: os diplomas de cursos EAD têm a mesma validade de cursos presenciais.

Na prática, o que isso significa? Sucesso! Olha só, você vai poder usar esse certificado tanto na sua empresa como na seleção de concursos públicos. Com isso, dá até para pedir um salário melhor. Portanto, não deixe isso passar. 

Calcule os custos da mensalidade

Agora é a hora do aperto no bolso. Lembra que falamos sobre checar a duração do curso? Assim você pode calcular por quanto tempo vai precisar pagar as mensalidades. Mas nós também falamos que é possível encontrar uma pós-graduação EAD barata, certo?

Procurando no Google, dá para encontrar sites com bolsas e descontos na pós. Mas a nossa dica não é só essa. Agora é com você: que tal aproveitar uma promoção em uma instituição totalmente online e chancelada pelo MEC?

No dia 27/11/2020, a Black Friday da Pós Descomplica vai deixar os preços ainda mais acessíveis.

Todos os cursos vão estar por 12x R$79,90 e a 2ª Pós a 12x R$9,90. Sim, é tudo ainda melhor do que você imagina. 

Conheça mais sobre a Pós Descomplica.