• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 motivos para você ter uma pós graduação em gestão

A parte mais difícil ao trilhar uma jornada profissional é sentir qual caminho realmente vai trazer aquela sensação de autorrealização. Mas se você está investigando os motivos de fazer uma pós-graduação em gestão, é sinal de que você já tem algo mais ou menos certo do que quer.

Agora é hora de descobrir como uma pós se encaixa nas suas tendências pessoais. Será que gestão é pra você? Que desafios você vai enfrentar assumindo as responsabilidades de um gestor? Como escolher o curso de gestão ideal?

Se essas perguntas te interessam, então se prepare, que nesse artigo você vai entender tudo o que precisa pra tomar sua decisão. Além de uma noção mais clara sobre o que é gestão, você vai conhecer 5 motivos que vão te fazer querer se tornar um gestor rapidinho! Bora?

O que é gestão?

Já sentiu aquele ar de autoridade que surge quando alguém diz algo do tipo “preciso conversar com meu gestor sobre isso”? Naturalmente, a posição da gestão, na hierarquia de uma empresa, é uma posição de relevância

No entanto, isso não significa que o gestor ou diretor seja o profissional mais importante. Mesmo porque, se não houver o que gerir, então não existe gestão. 

Por outro lado, uma empresa com gestão ineficiente desperdiça energia produtiva e compromete resultados. Por isso, um gestor é um profissional extremamente requisitado.

Mas afinal, o que significa gestão exatamente? A palavra vem do latim “gestionis”, que quer dizer literalmente “ação de dirigir”, “administrar”. Simples não? Em palavras, nada mais claro! Mas na prática é outra história.

Quando falamos em gestão, estamos sempre tratando de recursos e propósitos. Ou seja, onde houver objetivos e fontes de energia para alcançar esses objetivos, haverá a necessidade de administração. 

É assim com nosso corpo, com a nossa casa, e pode ter certeza que o mesmo vale para qualquer empresa.

Quais são os 5 motivos para você fazer uma pós-graduação em gestão?

Agora, será que gestão é pra você? Está tudo bem se não for, viu. Afinal, só você pode percorrer o caminho da sua autorrealização. 

Mas pra ajudar a esclarecer as coisas, confira aí estas 5 razões para você fazer uma pós graduação em gestão e transformar sua jornada profissional.

Qualificação profissional

Qualificação é o resultado mais certo para quem topa enfrentar o desafio de gerir profissionalmente recursos de uma empresa. Mas não se engane, essa qualificação não é somente uma coisa que você vai colocar no seu currículo para parecer mais importante e pedir salários mais altos.

Aqui, estamos falando de habilidades únicas que vão te permitir lidar com desafios de outro nível. Isso quer dizer que sua competência profissional se torna menos operacional e passa a ser mais voltada para a supervisão.

Dessa forma, você vai ter preparo não apenas para fazer bonito diante dos seus empregadores, mas dentro da sua própria empresa, caso você tenha uma veia empreendedora.

Salários mais altos

Já vimos que a posição da gerência não é a mais importante de uma empresa. Então por que esses profissionais são sempre os mais caros? Por uma razão muito simples: não é qualquer um que encara a missão. 

Pense bem: uma coisa é entrar em uma empresa e alguém te dizer o que você deve fazer — você faz, vai embora e no dia seguinte só repete o movimento. 

Outra coisa bem mais desafiadora é descobrir por si mesmo o que você deve fazer. E mais: você deve descobrir por você e por toda sua equipe.

Daí, como não é fácil encontrar esses profissionais, vêm a lei de oferta e procura e pronto, temos um profissional que vale uma bela quantia no mercado. Não é à toa que uma pós-graduação em gestão já destaca qualquer profissional em uma seleção.

Oportunidades únicas

Ser um gestor não é brincadeira. Entre as infinitas demandas da equipe e dos superiores, é preciso conhecer bem seu campo de atuação para garantir as melhores decisões. Mas com isso também surgem oportunidades impensáveis.

Já citamos o fato de que essas habilidades te permitem tocar seu próprio negócio muito bem, obrigado. Mas muito mais pode acontecer. Você pode compor um time de especialistas da sua área, participar de masterminds, dar palestras. 

O fato é que a gestão te coloca mais perto das pessoas e de suas necessidades do que se pode esperar de alguém que só tem metas pessoais. Isso abre toda uma nova perspectiva na vida capaz de te projetar para cenários inimagináveis.

Networking

E o que dizer dos contatos que surgem por consequência da necessidade de aprender a administrar recursos? Se tem uma coisa que é fundamental na boa gestão é a comunicação. E isso não é exclusivo à relação dos gestores com seus subordinados.

Uma gestão qualificada significa harmonia em todos os graus de hierarquia. Como isso se trata de uma rede de relacionamento, é natural que um gestor passe a cultivar relacionamentos com outros gestores, inclusive de outras empresas.

Desses contatos podem surgir grandes parcerias e insights altamente transformadores. É quando o profissional descobre o verdadeiro valor de suas aptidões. Dinheiro é mero efeito colateral. O poder real está nos relacionamentos.

Mudança de paradigmas

Mas não pense que todos os benefícios acontecem apenas porque você aprende novas habilidades. Boa parte da elevação pessoal e profissional do indivíduo acontece por causa de novas perspectivas.

É verdade que conhecimento te garante poder e te qualifica. Mas o que realmente importa é como você se comporta diante das situações. Esse caráter é essencial e só se manifesta de dentro pra fora. Por isso, uma das maiores vantagens de se tornar gestor é que isso provoca mudanças significativas de paradigma.

A gente costuma achar que sabe das coisas só porque é capaz de pensar nelas, mas quando a gente vai pra linha de frente é que os mistérios se revelam. Nossos pensamentos sempre estão relacionados à nossa realidade. Mas tudo muda quando a transformação acontece lá dentro.

Como escolher uma pós-graduação em gestão?

Depois dessa leitura, você deve estar ouvindo aquela vozinha dizendo “achei! É isso que eu quero!” Mas e agora, como você vai escolher uma pós graduação em gestão que seja a sua cara? Só pra você ter uma ideia, no Descomplica você vai achar:

Com tantas alternativas, você precisa garantir que sua escolha realmente tenha a ver com o que você quer. Sendo assim, faça uma lista do que você busca pessoal e profissionalmente e determine suas prioridades. 

Ah, e não esquece que uma pós-graduação em gestão não precisa significar o fim da jornada. Muito pelo contrário, vale a pena colocar na balança o que pode vir depois também. Então, considere essas dicas para fazer a diferença!

Fala sério, gestão tem outro sabor agora, né? Que tal aproveitar pra conhecer um pouco mais sobre as oportunidades que o Descomplica tem pra você? Então, não perde tempo e dá uma olhada nos nossos cursos de pós-graduação em gestão!