• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como montar um portfólio perfeito? 3 dicas essenciais!

Você sabia que montar um portfólio atraente é tão importante quanto ter um bom currículo? Em profissões criativas como design, redação e web design este recurso é muito pedido e considerado nos processos seletivos.

Pois é! Um portfólio bom e organizado tem o poder de encantar. Isso porque ele conta sobre suas experiências e conhecimentos técnicos de forma prática e visual.

E o Descomplica te ajuda a montar um portfólio perfeito. Vem com a gente ver algumas dicas!

Entenda a diferença entre portfólio e currículo

Portfólio é um documento que reúne os principais trabalhos de um profissional de criação. Ele tem o objetivo de mostrar as experiências, expertises, habilidades e competências daquela pessoa.

Dessa forma, ele atua como um complemento do currículo. O último funciona como uma apresentação do seu perfil, trajetória profissional e formação. Já o portfólio mostra, na prática, o que você sabe fazer de melhor.

Por isso, um portfólio bem montado mostra profissionalismo, dedicação e, além de tudo, vai ser um grande diferencial no mercado de trabalho. Então, pense nele como sua vitrine profissional. Assim, selecione apenas os melhores trabalhos que mostram suas competências e personalidade.

Crie um espaço mesmo se ainda não tiver experiência

Todo material é válido no seu primeiro portfólio. Por isso, não desvalorize os trabalhos de graduação, estágio ou até serviços voluntários feitos. Eles podem, e devem, ser usados a seu favor.

Criar um cliente fictício ou projeto pessoal também são ótimas dicas pra quem está começando.

3 dicas de como montar um portfólio inesquecível

Se você ainda está com dificuldades pra montar seu portfólio, confira as dicas essenciais que selecionamos:

1. Seja simples e objetivo

O intuito do portfólio é ser uma espécie de curadoria das suas competências. Dessa forma, escolha trabalhos diferentes que mostrem sua versatilidade como profissional

Outra dica importante é apostar no simples. Assim, evite usar recursos em excesso que prejudiquem a visualização dos materiais, deixem a navegação lenta ou confusa.

E lembre-se: faça portfólios diferentes pra cada habilidade, assim, você evita que o documento se torne cansativo. Por exemplo, se você é um profissional que tem experiências com redação e design, crie dois espaços diferentes pra expor suas produções.

2. Escolha a plataforma certa para montar um portfólio

A forma como você apresenta seu trabalho é muito importante. Há diversas plataformas online e gratuitas pra criar seu portfólio. Em geral, elas disponibilizam opções de templates que se adequam a vários tipos de necessidades.

Por fim, priorize ferramentas que sejam rápidas e fáceis de explorar. Vale a pena pesquisar:

  • Behance
  • Adobe Portfolio
  • WordPress
  • Wix

3. Conte uma história com seu trabalho

Uma ótima forma de deixar seu portfólio mais interessante é tornar a narrativa de cada trabalho mais envolvente.

Ou seja, vá além do resultado final. Conte um pouco sobre o processo de criação, o briefing recebido, os contratempos durante a produção e o feedback após a entrega final.

Não deixe de citar também as técnicas e habilidades empregadas. Por exemplo, fale sobre a psicologia das cores que justifica a paleta utilizada ou explique a escolha dos gatilhos mentais usados no texto.

Mostre seu portfólio para o mercado

Agora que você já tem um espaço exclusivo com seus melhores trabalhos, é hora de divulgá-lo. Use as redes sociais a seu favor, principalmente o LinkedIn. Faça uma publicação logo após acrescentar novos materiais.

Afinal, um portfólio atualizado é a chave pra ter sempre boas oportunidades à porta.

Se você quer migrar de carreira ou começar uma faculdade, conte com o Descomplica. Com aulas 100% online, cursos reconhecidos pelo MEC e com preços que cabem no seu bolso. Vem pra cá fazer sua matrícula!