• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Entenda como funciona a metodologia design thinking

Já percebeu que, ultimamente, os produtos que você encontra no mercado parecem ser totalmente voltados e personalizados pra um grupo de pessoas ou pra uma situação específica? O processo que permite essa especialização se baseia na metodologia design thinking.

Se você ainda não conhece, pare tudo que está fazendo e vem com a gente! Hoje, você vai entender como o mundo aprendeu com os designers a melhor forma de vender produtos, dar aulas ou simplesmente resolver algum problema do dia a dia.

Assim, seja qual for a sua realidade acadêmica ou profissional, o design thinking é a melhor ferramenta pra compreender o cenário no qual seu cliente — ou problema — está inserido e encontrar uma solução fora da caixa pra solucionar a dificuldade em questão.

Curtiu e quer saber mais? Fica com a gente pra aprender tudo sobre esse assunto.

O que é design thinking, afinal?

De maneira geral, o design thinking é uma solução aplicada em diferentes áreas. No entanto, a metodologia está relacionada diretamente à inovação, e não necessariamente à tecnologia, como muita gente pode imaginar.

Assim, pra que tudo funcione da maneira certa, é preciso que haja o levantamento de informações sobre três etapas:

  • problema apresentado;
  • compreensão da jornada,
  • proposta de soluções efetivas.

Design thinking, em tradução livre, é a forma de pensar do designer. A partir da tradução pro português, fica fácil ter uma noção melhor do que se trata essa metodologia.

Dessa forma, a inspiração veio diretamente de conceitos importantes do design, tais como: 

  • estudo do cenário;
  • geração de alternativas;
  • empatia;
  • prototipagem;
  • e outros.

De fato, todos esses processos fazem parte do desenvolvimento criativo dos profissionais da área. Além disso, também são muito úteis na hora de encontrar soluções inovadoras, independentemente do seu setor de atuação.

A intenção de expandir o design thinking pra outros espaços profissionais é justamente voltada pra solução de adversidades baseada em um processo de inovação.

Segundo uma das máximas da metodologia design thinking, não é possível encontrar a resposta pra um problema olhando apenas pro mesmo pensamento que deu origem a essa situação.

Conhece a expressão “pensar fora da caixa”? Então, é isso!

Quais são os benefícios da metodologia design thinking?

Não é à toa que a metodologia design thinking está sendo posta em prática em diferentes setores. Seus benefícios — quando bem aplicada — são inúmeros, e os resultados podem ser observados em um curto prazo.

Confira, a seguir, as principais vantagens de ter conhecimento sobre esse modelo na sua vida profissional e pessoal.

Cultura organizacional em foco

Pra que o design thinking possa ser amplamente implementado no dia a dia, é imprescindível que haja uma cultura organizacional engajada e diversificada. O ideal é que esteja fora dos parâmetros engessados tradicionais que a gente está cansado de conhecer. 

Assim, essa metodologia está diretamente ligada às soluções modernas, inovação e diversificação. Nesse modelo, todos os envolvidos são instigados a criar soluções e opinar acerca do problema em questão, gerando maior motivação e engajamento da equipe.

Criatividade liberada

Certamente, esse é um dos principais benefícios da metodologia design thinking. O propósito do modelo é:

  • tirar cada um da sua própria bolha;
  • incentivar pensamentos criativos;
  • experimentar novas ideias;
  • colocar em ação novas atitudes. 

Claro, pra que isso realmente funcione, é imprescindível que a cultura organizacional do seu local de trabalho seja horizontal, ou seja, permita a participação de todos os colaboradores de maneira acolhedora.

Empatia? Sim!

A palavra empatia vem se tornando cada vez mais importante na nossa sociedade e nada melhor do que colocá-la em prática no maior número de situações possíveis, certo?

Nesse sentido, já imaginou trabalhar em um ambiente que estimule sua criatividade ao mesmo tempo que oferece espaço pra desenvolver soluções totalmente voltadas pro cliente?

Pois é, aplicar a metodologia design thinking proporciona um ambiente de relacionamento saudável entre o cliente e você, engajando os dois lados a encontrar a melhor resposta pro problema.

Dessa forma, essa metodologia permite que todas as relações profissionais envolvidas sejam fortalecidas, instigando um olhar mais cuidadoso sob a perspectiva alheia.

Como a metodologia design thinking é aplicada?

Sem mais delongas, agora é a hora da verdade: entender na prática como o design thinking é aplicado na vida real. Conforme a gente já comentou, essa metodologia é baseada em três etapas principais: imersão, ideação e prototipação.

De maneira a cumprir todas da melhor forma, é preciso passar por outros estágios que fazem com que o design thinking realmente funcione.

  • Imersão: fase inicial, onde o problema é apresentado. Primeiramente, é o momento de conhecer a situação e entender os fatores complicadores. Essa fase é necessária pra que ocorra um aprofundamento no assunto, recolher informações e observações sobre o tema central;
  • Análise e síntese: sabe tudo que foi reunido na etapa anterior? Então, está na hora de analisar e sintetizar as informações obtidas, com o objetivo principal de identificar as oportunidades e desafios que vêm pela frente;
  • Ideação: aqui a imaginação está liberada! Sobretudo, nessa fase, quem manda são as ideias inovadoras, proposta de atividades lúdicas, ações colaborativas e dinâmicas. Aqui, a meta principal é instigar a criatividade e a inovação;
  • Prototipação: esse é o momento de selecionar e transformar as melhores ideias em realidade. Através das possíveis soluções encontradas, chegou a hora de criar um protótipo a ser testado;
  • Implementação: etapa final, tudo ou nada! Hora de apresentar a solução arquitetada pro cliente, receber os comentários e percepções e partir pros ajustes finais. Só então, a implementação da ideia está liberada.

Dessa maneira, fica fácil entender porque muitos dos produtos que vemos hoje parecem ter sido feitos sob medida pras nossas necessidades.

Assim, se você quer se destacar tanto na sua vida profissional quanto pessoal, está na hora de começar a olhar com carinho pro design thinking.

Como me aperfeiçoar em design thinking?

Se formou na faculdade e não sabe pra onde ir? Já está há um tempo na empresa e quer mostrar pra que veio? Ou simplesmente quer adquirir mais conhecimento de qualidade no conforto da sua casa?

Qualquer que seja a sua situação, você precisa conhecer o MBA Online em Design Thinking e Gestão de Negócios da Pós Descomplica. Assim, você vai ficar por dentro das principais novidades relacionadas à metodologia design thinking.