• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça o panorama, oportunidades e tendências do mercado de TI

Vem cá: será que você está realmente preparade pra aproveitar as oportunidades profissionais oferecidas pelo mercado de TI?

Nesse contexto, cabe destacar que o surgimento da pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital de muitas organizações. Com isso, o mercado de tecnologia da informação (TI) tem recebido cada vez mais atenção no processo de digitalização. Além disso, tem exigido profissionais preparados pra criar soluções em TI em diferentes áreas de um negócio. 

Pra conhecer melhor o mercado de TI, como seu panorama, oportunidades e tendências, vem com a gente! Combinado? 

Panorama do mercado de TI

A área de TI era observada como uma atividade de suporte dentro de uma empresa. Nesse caso, ela tinha, normalmente, o papel de cuidar da manutenção dos computadores e da rede de conexão.

No entanto, nas últimas décadas, a gente vivenciou uma verdadeira transformação digital que mudou a maneira como as pessoas se comunicam entre si, bem como com a própria tecnologia. Hoje, a percepção em torno da área de TI mudou. Ela passou a ser vista como estratégica pra sobrevivência e desenvolvimento das empresas. 

Nesse sentido, cabe destacar que, segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o mercado de TI deve criar mais de 400 mil postos de trabalho.

No entanto, o órgão também destaca que cerca de 150 mil vagas não serão preenchidas por falta de pessoal qualificado. Isso pode retardar o desenvolvimento de muitas empresas.

Essas informações traduzem melhor o panorama do mercado TI em 2021. 

Principais oportunidades no mercado de TI

O progresso tecnológico continua a determinar o ritmo das empresas, exigindo que realizem investimentos em tecnologia e recursos humanos pra melhorar sua eficiência, produtividade e competitividade.

Nesse contexto, cabe dizer que algumas oportunidades são mais procuradas e pagas que outras. Veja quais são elas: 

  • desenvolvedores de soluções tecnológicas pra aprimorar os processos das empresas;
  • suporte técnico pra garantir a continuidade das operações de uma organização;
  • administradores de bancos de dados, que sejam capazes de garantir o suporte que uma empresa precisa pra tomar decisões acertadas e fundamentadas.

Principais tendências do mercado de TI

Conhecer as principais tendências atuais no mercado de TI é fundamental pra que se qualifique na direção delas, realizando uma pós-graduação que faça você se destacar. Veja algumas delas!

Cloud computing

Hoje, a computação em nuvem se apresenta como uma excelente opção de armazenamento.

Como a maioria das empresas usa um servidor pra armazenar seus arquivos, de uma forma geral, a computação em nuvem tem se tornado uma alternativa melhor. Basicamente, é uma tecnologia que previne a perda dos dados, facilita o compartilhamento deles e acelera o processo de tomada de decisão.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é baseada na integração entre a realidade e o digital, possibilitando aos indivíduos, seja com pessoas ou objetos, manter comunicação e interação constantes.

Um grande exemplo que a gente pode fornecer nesse sentido é a Alexa, inteligência artificial que obedece aos comandos de uma pessoa. Pode o seu usuário pedir músicas e Alexa obedecer a esse comando.

Como a gente viu, o mercado de TI se apresenta superaquecido. É a oportunidade ideal pra quem deseja ter ou alavancar sua carreira nesse campo de atuação profissional, realizando, pra isso, cursos de pós-graduação.

Já que você está aqui, aproveite o momento e confira os cursos de Pós-graduação na área de Tecnologia da Faculdade Descomplica. Que tal? Assim, você pode acelerar seu crescimento profissional e, quem sabe, ganhar aquela promoção que tanto espera.