• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Maternidade e carreira: como ter sucesso ao conciliar os dois?

A presença de mulheres em cargos de decisão está cada vez mais comum no mercado de trabalho. Embora isso não signifique que os desafios pra conciliar maternidade e carreira tenham se resolvido.

Em um estudo da Editora Globo, feito com mais de 2 mil mulheres, descobriu-se que 94% delas sentem dificuldade pra conciliar maternidade e carreira.

Isso significa que você não está sozinha ao tentar dar conta de tudo!

Pra te ajudar nesse aspecto, a gente separou dicas que te ajudarão a lidar com maternidade e carreira ao mesmo tempo. Bora?

Dicas para conciliar maternidade e carreira

Organize sua rotina

Quem é mãe de criança pequena sabe como uma rotina bem estruturada é benéfica pros filhos.

Mas suas vantagens se estendem também na rotina dos pais!

Ao determinar horários fixos pra cada atividade da família, você consegue se dedicar verdadeiramente àquilo que foi proposto. Isso garante que a carreira não fique de lado e, ao mesmo tempo, preserva os momentos pra curtir os filhos.

Elimine o que não é prioridade

Infelizmente, nem sempre é possível conciliar todas as nossas vontades. Ou seja, isso significa que algum “pratinho” vai ter que cair de vez em quando.

Pra que isso não tome proporções maiores, o ideal é que você tenha suas prioridades bem definidas e não sobrecarregue sua agenda.

Além disso, esse é um caminho importante pra exercitar algo que muitas mulheres têm dificuldade de praticar no dia a dia: o ato de dizer não sempre que necessário!

Peça ajuda

De um jeito ou de outro, a sobrecarga sempre cai nas costas da mãe, isso é fato. Mas, saiba que não precisa ser assim!

Muitas mulheres têm receio de pedir ajuda, pois acham que isso fará delas mães ou profissionais ruins.

Porém, acontece exatamente o contrário!

Quando você assume pra si mesma que não consegue dar conta de tudo sozinha, um mundo de possibilidades se abre.

Inclusive, isso contribui pro seu crescimento profissional, afinal, só cresce quem sabe delegar!

E na vida pessoal, é uma excelente oportunidade pra que seu filho crie laços com outras pessoas além de você, como os pais, avós, professores, babá ou qualquer outro ajudante que você tenha à disposição.

Como evoluir na carreira mesmo depois de ser mãe

Muitas mães têm receio de não conseguir evoluir na carreira depois da maternidade. Porém, saiba que o crescimento é totalmente possível, independentemente do momento de vida em que você se encontra.

Dessa maneira, o importante é que você se mantenha atualizada na sua área de atuação, encontrando tempo pra estudar e cultivar seu networking profissional.

Considerando todos os desafios de conciliar maternidade e carreira, pode parecer difícil incluir uma jornada de estudos na agenda. 

É por esse e outros motivos que os cursos online estão ganhando cada vez mais aceitação no mercado.

Porém, é importante escolher uma instituição de ensino séria e que ofereça conteúdo de qualidade, focando na melhor experiência pra estudar a distância.

Então, que tal conhecer as possibilidades de pós-graduação da Faculdade Descomplica? Só aqui você encontra cursos acessíveis, com professores incríveis e metodologia exclusiva pra potencializar o aprendizado. Corra e escolha seu curso!