• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Confira as principais matérias de Contabilidade!

A Ciência Contábil assume um papel importante na sociedade, não só dentro das empresas, como também das instituições públicas. Por isso, costuma atrair profissionais que desejam impulsionar a carreira e garantir um bom retorno financeiro. Ao se decidir pela graduação, entretanto, muitos têm dúvidas sobre quais são as matérias de Contabilidade.

Afinal, conhecer cada uma permite ter maior clareza sobre a escolha. Pensando nisso, a gente elencou alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de espiar o conteúdo e tirar todas as suas dúvidas!

Qual o objetivo do curso de Contabilidade?

O curso de Contabilidade busca formar profissionais capazes de verificar variações qualitativas e quantitativas que ocorrem no patrimônio, tanto de uma pessoa física quanto de uma pessoa jurídica. Por meio dessa atividade, é possível obter informações capazes de embasar estratégias de otimização de recursos e promover a saúde financeira. 

Entre as atividades de um contador, por exemplo, estão o registro, a organização e a interpretação de dados contábeis. Também é o profissional que apura as atividades financeiras de um negócio e faz o controle de bens e direitos.

Quais são as principais matérias?

Agora que você já conhece os objetivos do curso de Contabilidade, confira algumas matérias da grade curricular:

  • Planejamento e Gestão Financeira: é o estudo sobre o conjunto de procedimentos relacionados à análise e ao controle de atividades financeiras em um negócio.
  • Gestão e comunicação empresarial: está relacionada ao diálogo que se estabelece entre gestores e funcionários pro melhor desempenho da empresa. 
  • Pesquisa de mercado: trata-se da investigação de informações contábeis capazes de indicar problemas e melhorar o desempenho da organização.
  • Ferramentas para tomada de decisões: é o segmento que estuda os dados contábeis como estratégicos pra gestão empresarial e tomada de decisão.
  • Estatística aplicada a negócios: trata-se do estudo de conceitos básicos da estatística e a sua aplicação potencial às estratégias do negócio.

Qual a relevância das disciplinas?

Os conteúdos são direcionados pros objetivos da faculdade. Dessa forma, todos eles oferecem a base teórica e prática necessária pra que o profissional possa atuar em diferentes funções e segmentos de mercado. Por exemplo, como auditor, analista tributário, analista financeiro e perito contábil.

Pra um melhor aproveitamento das matérias de Contabilidade, no entanto, é fundamental contar com uma boa faculdade. Isso porque a metodologia influencia no bom aprendizado. Nesse sentido, a Descomplica é uma excelente alternativa.

A instituição disponibiliza o curso de Ciências Contábeis EaD pra total flexibilidade do aluno em seus estudos. Isso sem deixar de lado a qualidade do ensino e o suporte personalizado pra uma formação de excelência.

Sem dúvidas, o curso de Ciências Contábeis pode abrir grandes portas pro mercado de trabalho. Por meio dele, o profissional torna-se capacitado pra ocupar a vaga dos sonhos, seja ela em empresas privadas, seja em instituições públicas. 

Por outro lado, pra garantir uma boa preparação prática a partir das matérias de Contabilidade, é importante confiar o currículo a uma faculdade comprometida com o sucesso do aluno.

E aí? Curtiu o conteúdo? Então não deixe de conhecer a Faculdade Descomplica e se inscrever no curso de Contabilidade!