• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 livros sobre feminismo para entender melhor o movimento

Conta pra gente: quantos livros sobre feminismo você já leu na vida? Esse é um tema muito importante para entender o momento que vivemos, por isso, você defendendo, ou mesmo criticando essa luta, precisa entender melhor o motivo dela existir.

O feminismo vai além da história dos sutiãs queimados ou de discussões políticas na internet. Ele é um movimento pra garantir a conquista de direitos e de respeito. 

Afinal, só pelo fato das mulheres serem as que mais lidam com a dificuldade de conciliar carreira e filhos, já dá pra perceber que falta equilíbrio na sociedade, não é mesmo?

Por isso, que tal escolher boas fontes de informação pra adquirir mais conhecimento e repertório? #Boralá nessas dicas!

livros sobre feminismo – criança segurando um pôster “fight like a girl”

1. O feminismo é para todo mundo (Bell Hooks)

Bell Hooks é um pseudônimo de Gloria Jean Watkins, uma importante ativista do feminismo negro. Ela já se declarou fã dos ensinamentos de Paulo Freire.

Então, nessa obra, discute o papel da educação no feminismo e como isso é importante pra construir uma sociedade mais consciente e justa. 

Além disso, o livro também conta um pouco sobre as origens da exploração sexista, bem como aborda o tema de violência baseada em gênero.

livros sobre feminismo – parede azul com as iniciais “GRL PWR”

2. Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)

Você sabe o que é ser feminista nos tempos atuais? Quais estereótipos o senso comum coloca sobre as mulheres que dizem defender o movimento?

A escritora desse livro é nigeriana e reflete sobre seu lugar de fala.

Além disso, discorre sobre a importância das mulheres decidirem seu próprio destino e como fazer com que os meninos de hoje cresçam sem a influência da masculinidade tóxica.

livros sobre feminismo – manequins com o escrito “your body belongs to you”

3. O mito da beleza (Naomi Wolf)

Já parou pra pensar em como a beleza se torna um estereótipo de julgamento em relação às mulheres?

Esse é um dos mais comentados livros sobre feminismo, pois discute sobre as consequências do culto à beleza e como isso pode se tornar um mecanismo de opressão.

A autora também toca em assuntos relacionados, como distúrbios alimentares, indústria da cirurgia plástica e pornografia. 

livros sobre feminismo – frase “girls just wanna have fundamental rights”

4. Eu sou Malala (Malala Yousafzai)

A jovem é do Paquistão e é uma ativista dos direitos das crianças e das meninas. Aliás, justamente por esse motivo, em 2012, sofreu um atentado com um tiro à queima-roupa quando voltava da escola.

Agora, ela é considerada um símbolo global de protesto pacífico e viaja o mundo transmitindo suas reflexões. 

Assim, o livro leva a pensar sobre o patriarcado e as desigualdades de gênero. É uma forma de promover empatia sobre o desafio de ser mulher.

livros sobre feminismo – peças com o escrito “GIRL BOSS”

5. Os homens explicam tudo para mim (Rebecca Solnit)

O livro trata de mansplaining, um fenômeno comum de acontecer em ambientes sociais e que pode prejudicar a convivência no trabalho

É um tipo de pensamento machista em que alguns homens se sentem detentores de conhecimento e, por isso, com o papel de explicar tudo às mulheres.

A obra, então, traz ensaios irônicos e faz reflexões sobre a cultura patriarcal.

Enfim, livros sobre feminismo são um ótimo meio de adquirir uma visão realista sobre o assunto e de conseguir argumentar sobre ele com outras pessoas.

Sendo você feminista ou não, se aprofundar em temas como esse é sempre enriquecedor.

Gostou das nossas dicas de livros sobre feminismo? No Descomplica temos uma pós-graduação específica sobre o tema. Se você se interessa, deveria conhecer o curso de Estudos Críticos do Feminismo!