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Liderança home office: veja 5 dicas para conduzir bem as equipes a distância

A liderança home office pode enfrentar desafios pra manter a comunicação com a equipe e o monitoramento das atividades. Esse tema é importante sobretudo com a pandemia da covid-19, já que muitas empresas adotaram o trabalho remoto. 

Sem dúvida, é fundamental entender de que maneira estabelecer o contato e acompanhar as tarefas mesmo a distância. Com isso, a gente listou as principais dicas pra liderança home office se ajustar melhor a essa situação. Bora lá!

A importância da liderança no trabalho remoto

A importância da liderança no trabalho remoto

Pra começar, a função da liderança home office não se trata apenas da delegação de tarefas. Além disso, o papel dos líderes também envolve a capacidade de dar autonomia pro seu time. 

Igualmente, o monitoramento da equipe o tempo todo não é um método eficaz. A liderança tem o propósito de conduzir o pessoal, pra que cada colaborador desempenhe as suas atividades e contribua pra chegar aos resultados esperados. 

Liderança home office: confira 5 dicas para inspirar e orientar o seu time

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Algumas recomendações podem ajudar os líderes, a exemplo de evitar cobranças excessivas e de compreender as mudanças dessa modalidade de trabalho. Confira!

1. Entenda as mudanças

Primeiramente, a condução de uma equipe no trabalho remoto está relacionada ao entendimento das alterações do cenário. Ou seja, não dá pra continuar com o mesmo modo de agir do trabalho presencial.

Nesse sentido, a liderança home office precisa reconhecer que a mudança do ambiente traz questões como a presença de filhos e familiares. A compreensão dessas mudanças é um dos principais passos pra responder a esse desafio.

2. Evite a cobrança por alto desempenho

Principalmente em um momento de pandemia, a exigência por alto desempenho pode ser um empecilho pra produtividade. Portanto, evite o envio constante de mensagens, porque pode causar distração e aumentar o estresse do grupo.  

3. Estabeleça pontos de comunicação 

Do mesmo modo, determinar momentos pra comunicação é um bom jeito de não extrapolar na cobrança. A liderança pode usar ferramentas como o Zoom ou Google Meet pra fazer reuniões online diárias com a equipe, em que cada funcionário pode falar sobre o seu dia de produção.

Outrossim, é possível usar recursos como o Slack pra formar grupos e dar comunicados importantes. Essa mesma ferramenta também permite o envio de mensagens privadas pra acompanhar as atividades individuais.

4. Priorize as atividades

A liderança home office ainda pode definir a tarefa de cada funcionário, com os prazos e resultados previstos. Nesse ponto, as entregas são mais importantes do que o trabalho durante oito horas seguidas. 

5. Demonstre flexibilidade

O trabalho remoto também demanda o desenvolvimento de habilidades como a flexibilidade. Assim, a liderança também pode manifestar empatia pra que os funcionários conversem sobre eventuais problemas e potencializar a união de todos.

Dessa forma, você viu como a liderança home office pode manter a comunicação, mas evitar a cobrança excessiva. A gente também explicou formas de compreender as mudanças do ambiente e manifestar a flexibilidade.

Além das dicas que a gente citou, a especialização é mais um ponto importante pra desenvolver as habilidades dos líderes. A Pós Descomplica pode ajudar você nessa tarefa, sabia? Confira os cursos disponíveis de Pós-graduação pra estudar de onde quiser!