• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inteligência emocional no trabalho: saiba como você pode desenvolver

A inteligência emocional no trabalho é uma habilidade que pode ser aprimorada pra melhorar o ambiente organizacional e o desempenho da equipe. Essa competência também provoca resultados positivos na satisfação dos funcionários.

Pra ajudar você a saber como desenvolver essa capacidade, a gente vai explicar, a seguir, o que é a inteligência emocional no trabalho. Depois, você vai ver como é possível desenvolvê-la no seu dia a dia profissional. Bora lá!

O que é inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho envolve a compreensão das suas emoções e as dos seus colegas. Essa competência também se relaciona com a maneira de lidar com os sentimentos pessoais e a comunicação com o outro.

Desse modo, ao desenvolver a inteligência emocional no ambiente corporativo, você adquire ainda maiores chances de alcançar sucesso profissional. Afinal, quando as pessoas se relacionam bem no trabalho, conseguem resolver os eventuais conflitos.

Ademais, os profissionais que conseguem ter equilíbrio emocional também cumprem com as suas tarefas diárias com mais consistência. Os trabalhadores que desenvolvem essa habilidade ainda podem contribuir pro bem-estar do time

Imagem ilustrativa mostrando um coração e um cérebro

4 dicas para desenvolver inteligência emocional no trabalho

O desenvolvimento da sua inteligência emocional depende da aplicação de certas práticas, como o autoconhecimento e a manifestação de empatia. Conheça adiante alguns hábitos que você pode cultivar.

1. Expandir o autoconhecimento

“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método pra lidar com a escuridão dos outros”. Essa citação do psiquiatra suíço Carl Jung ajuda a perceber a importância do autoconhecimento nas relações pessoais

Primeiramente, observe as suas reações no ambiente de trabalho, em especial durante os desentendimentos. Dessa forma, você pode desenvolver a aceitação da sua individualidade, assim como entender os pontos positivos e negativos dos seus comportamentos.

2. Aprender a se motivar

É comum sentir estresse na rotina de trabalho, diante das tarefas e dos prazos a cumprir. No entanto, os profissionais precisam reconhecer os motivos pelos quais buscam realização na carreira. Assim, também vão ser capazes de praticar a automotivação pra alcançar os seus objetivos.

3. Manifestar empatia

Mais um passo importante pra conquistar mais inteligência emocional no ambiente corporativo é a manifestação de empatia. Essa competência ajuda a compreender o que os colegas sentem e a se colocar no lugar do outro. 

4. Saber comunicar as suas emoções

A inteligência emocional não se trata da negação dos seus sentimentos. Durante a convivência no trabalho, você também pode expressar o que sente, com respeito e clareza

Se você sentir raiva depois de uma situação de conflito com uma pessoa, considere destinar um tempo pra entender por que se sente assim. Dessa maneira, você pode conversar com o outro sobre isso, sem ataques pessoais.

Em resumo, você viu como a inteligência emocional contribui pra melhorar o ambiente de trabalho. O desenvolvimento dessa competência pode aumentar a satisfação dos funcionários e aprimorar o desempenho das tarefas diárias. 

Gostou de entender mais sobre inteligência emocional no trabalho? Conheça os curso livre de Coaching e Inteligência Emocional e saiba como você pode se capacitar pra lidar melhor com esse desafio na sua carreira profissional!