• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mas, afinal, o que são as hard skills?

Diante do grande número de pessoas em busca de vagas, as empresas têm adotado critérios mais restritivos nos processos de recrutamento e nas entrevistas de emprego. Um dos mais importantes, sem dúvidas, são as hard skills.

Mas, afinal, a que se refere esse conceito e por que ele é tão importante pra você conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, a gente preparou um conteúdo especialmente pra você. 

Fica ligado!

O que são as hard skills?

O termo skills, em português, pode ser traduzido como habilidades. As hard skills, portanto, são aquelas capacidades técnicas atestadas por meio de certificações, testes, cursos e diplomas. Trata-se de um conjunto de conhecimentos específicos que contribui diretamente pra atuação em determinados cargos e ocupações.

Uma pessoa que deseja representar uma empresa judicialmente, por exemplo, pode demonstrar aptidão a partir da pós-graduação e mestrado, além do registro profissional. São exemplos de hard skills:

  • domínio de idiomas;
  • conhecimento em softwares;
  • cursos profissionalizantes;
  • diploma de graduação.

Qual a sua importância?

É possível analisar as hard skills sob duas perspectivas: a do contratante e a do concorrente. Pro primeiro, as habilidades permitem atestar os conhecimentos técnicos dos profissionais interessados em uma vaga pra contratar os melhores do mercado.

Por outro lado, as hard skills também constituem um diferencial pra quem busca emprego, uma vez que permitem demonstrar às empresas as próprias aptidões que podem se reverter em prol do negócio.

E, como se sabe, uma das principais dicas pra conseguir um trabalho é apostar nessas habilidades que permitem melhorar o currículo e aumentar as chances de contratação.

Como desenvolvê-las?

Por fim, sabendo da importância das hard skills e como elas podem contribuir pro seu sucesso, vale a pena conferir como desenvolvê-las. Fique de olho em algumas dicas!

Invista na sua formação

Em primeiro lugar, tenha em mente a importância de investir na sua formação conforme a área de interesse e a vaga desejada.

Nesse sentido, cursos de graduação e proficiência em idiomas podem ser boas opções. No entanto, é importante que você também analise quais são as suas expectativas profissionais de modo a verificar os melhores investimentos.

Aposte na atualização

Outro aspecto importante e muito considerado pelos empregadores é a atualização na área. Afinal, o mundo tem se transformado rapidamente, impondo aos colaboradores novos desafios e oportunidades.

Sendo assim, torna-se mais valioso o profissional do futuro que está antenado no mercado. Por isso, não deixe de buscar especializações e pós-graduação em sua área.

Participe de eventos na área

Por último, sempre que puder, participe de eventos profissionais. Por meio deles, é possível aprimorar as suas hard skills, agregando ainda mais conhecimentos técnicos e recheando o currículo com experiências formativas importantes

Hard skills é um conceito cada vez mais importante no mundo corporativo. Afinal, ele permite que o candidato se destaque no mercado, revelando experiências importantes pra atuação em cargos específicos. Por isso, é fundamental investir no sucesso profissional, buscando sempre oportunidades que permitam aprimorar tais habilidades, ok?

E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de se inscrever na Pós-Graduação Online da Faculdade Descomplica e melhorar as suas hard skills!