• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Habilidades comportamentais: as 5 mais valorizadas pelas empresas

Não importa qual área você tenha escolhido para trabalhar, há algumas habilidades comportamentais que são exigidas em diversos campos de atuação no mercado de trabalho. Por isso, você deve conhecê-las para aprimorá-las cada vez mais.

Elas dizem muito sobre você como profissional e, como o próprio nome indica, podem ser treinadas e melhoradas com o tempo. Então, é só uma questão de conhecê-las e focar nelas.

Atualmente, a  maioria das empresas procura por pessoas competentes, ou seja, que têm os conhecimentos necessários para realização das atividades profissionais.

Por esse motivo, a gente vai revelar neste post quais são as habilidades comportamentais mais cobradas.

Está curioso para saber mais sobre o assunto? Então, fique de olho nas informações a seguir!

habilidades comportamentais – pincéis e tintas coloridas espalhadas sobre a mesa

O que são habilidades comportamentais?

As habilidades comportamentais são atributos fundamentais para realização de diferentes atividades com outras pessoas — trabalho em equipe, tomada de decisões estratégicas, boa comunicação, entre outras.

Assim como as demais habilidades, você deve praticá-las no seu dia a dia.

Para que isso seja possível, é preciso buscar as referências certas. Dessa forma, como estão relacionadas às posturas adotadas na sua atuação, é trabalhando que você as treina.

Elas são importantes porque permitem que as empresas identifiquem os profissionais de maior qualidade.

Além disso, com o tempo, percebeu-se que apenas qualificações tradicionais não eram mais suficientes para formar equipes de excelência.

habilidades comportamentais – pessoas conversando em volta de uma mesa

Quais habilidades comportamentais são mais valorizadas pelas empresas?

Agora, você precisa conhecer as habilidades comportamentais que exigem treinamento no seu dia a dia. Confira, a seguir, quais são as mais valorizadas pelas empresas!

1. Colaboração

É difícil encontrar uma área de atuação que não seja colaborativa. Isso significa que você certamente vai precisar saber como colaborar com outras pessoas, que podem ser desde colegas diretos, até clientes e fornecedores.

Para alcançar esse objetivo é indispensável ser capaz de enxergar como cada um pode contribuir para as etapas das suas atividades e, claro, fazer tudo isso funcionar de maneira eficaz.

2. Criatividade

A criatividade é altamente valiosa não só nas áreas criativas. Afinal, é por meio dela que a gente consegue pensar em ideias estratégicas para resolver problemas.

Assim como os músculos do corpo, a criatividade precisa ser exercitada. Para que isso aconteça, você precisa obter bastante informação sobre a sua área e as demais, buscando sempre estabelecer vínculos entre elas.

3. Produtividade

Ter produtividade não significa apenas entregar tudo no mínimo tempo possível. Em vez disso, envolve aplicar as melhores metodologias de trabalho para obter os resultados esperados.

Às vezes, isso significa encontrar uma forma mais otimizada de realizar determinada tarefa. Também se trata de uma postura voltada para gerar qualidade com o uso das ferramentas mais apropriadas.

4. Raciocínio crítico

Outra habilidade comportamental muito importante para qualquer área é o raciocínio crítico.

Isso porque pensar dessa maneira significa ser capaz de analisar o cenário em que você se encontra para chegar às melhores soluções para as suas estratégias.

Para isso, é fundamental ter bastante flexibilidade para se adaptar diante de novas condições. Assim, quem se acostuma a ficar na zona de conforto e não percebe o que acontece ao seu redor, acaba ficando em desvantagem.

5. Inteligência emocional

Por fim, o ambiente profissional também exige que seus profissionais lidem com diferentes níveis de pressão. Dessa forma, é necessário permanecer produtivo mesmo diante desse tipo de adversidade.

As empresas enxergam essas pessoas como capazes de superar desafios difíceis e entregar os resultados esperados. Então, é claro que ter inteligência emocional é muito importante para qualquer área de atuação.

Note que o desenvolvimento de habilidades comportamentais é essencial para o profissional que deseja se destacar.

Portanto, se você quer ter sucesso na sua profissão, crie o hábito de treinar essas competências em seu dia a dia de trabalho. Assim, será possível contar com oportunidades e resultados melhores.

Outro caminho fundamental para aumentar suas chances no mercado é uma qualificação diferenciada. Então, aproveite para conhecer todas as opções de cursos livres EaD Descomplica!