• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Gestão de Políticas Públicas: conheça mais sobre essa área!

Desenvolver projetos, orquestrar manobras inteligentes e alavancar os resultados de negócios públicos e privados parecem características de alguém que atua como mágico, mas a gente tá falando do profissional de Gestão de Políticas Públicas.

Como em uma boa equação de Física, toda ação traz uma reação. Ou seja, pra cada ato que a gente citou no início, existe uma reação. Por exemplo, o salário é interessante, a carreira é convidativa e o reconhecimento profissional é a cereja do bolo!

Se você se identificou com algumas das práticas que citamos e quer conhecer um pouco mais sobre essa área, a gente te mostra. Acompanhe!

gestão de políticas públicas – pessoa na mesa de escritório com pasta aberta

O que faz um profissional de Gestão de Políticas Públicas?

Dentre as muitas atribuições que um ocupante do cargo de Gestão de Políticas Públicas recebe, 3 estão entre as principais porque resultam nos maiores salários, em maior reconhecimento profissional e, ainda, na oportunidade de progredir na carreira.

Como já mencionamos, um profissional da área pode atuar desenvolvendo projetos, estabelecendo estratégias inteligentes a fim de melhorar cada vez mais os resultados dos negócios públicos e privados. Então, vamos às atribuições?

1. Prestação de contas e elaboração de orçamentos

A maior preocupação de qualquer negócio são as finanças, concorda? Afinal, sem o controle completo sobre elas é impossível ter um negócio saudável e isso vale tanto pro privado, quanto pro público.

No âmbito público, por exemplo, é necessário que o responsável pela gestão analise todo o cenário antes de sair distribuindo o dinheiro.

Só pra exemplificar, se não houver uma gestão adequada, a folha de pagamento fica prejudicada, licitações podem perder a credibilidade e acordos em prol da população podem perdem o valor.

Ou seja, sem um profissional capacitado gerindo toda situação, é bem possível que o caos se instale!

O setor privado não fica de fora, viu?! Afinal, um setor acaba influenciando o outro.

Vamos lá, a ordem é: se não houver prestação de contas adequada no setor público, o setor privado que prestou o serviço pode sair prejudicado, podendo perder inclusive o direito de licitar com outros órgãos. Enfim, todos perdem!

2. Desenvolver Gestão de Pessoas

Exatamente o que você acabou de ler! Essa é mais uma das atribuições importantes da carreira de um profissional, afinal de contas, uma equipe sem pessoas preparadas, não é uma boa equipe.

O responsável pela Gestão de Políticas Públicas, como muitos pensam, não coloca em prática as estratégias e o desenvolvimento da equipe, mas elabora todos os atos e ajusta o que precisar. Por isso, estão sobre a sua responsabilidade, questões como:

  • qualidade de vida;
  • folgas dos servidores e funcionários;
  • atribuições de cargos;
  • gratificações;
  • mudanças de setor.

3. Envolve a sustentabilidade em suas ações

Muito associada ao marketing, a sustentabilidade é uma atribuição da área de Gestão de Políticas Públicas porque faz justamente o papel de amenizar a visão que o público tem da empresa ou do próprio setor público.

gestão de políticas públicas – profissionais de social

Quais são as áreas de atuação?

Bom, que os serviços do profissional da Gestão de Políticas Públicas são necessários tanto no ambiente privado como no público você já sabe, mas o que não sabe é onde pode atuar especificamente.

Só pra exemplificar, você, enquanto profissional da área, pode compor a equipe de:

  • Hospitais e Unidades de saúde pública;
  • Hospitais particulares;
  • Clínicas de diversos segmentos;
  • Escolas e Universidades;
  • Secretarias e Ministérios;
  • Assessorias e consultorias;
  • Segmentos ligados ao Direito público e privado.
gestão de políticas públicas – pessoas de social apertando as mãos

Por que escolher o curso de Gestão de Políticas Públicas?

Muitas pessoas levam em consideração apenas um bom salário no momento de escolher qual carreira seguir, mas a gente acredita que todos os motivos precisam se unir se você deseja ser um bom profissional.

Logicamente, o salário não fica fora da lista. No caso desse curso, um profissional pode receber em torno de R$ 6.000,00 em início de carreira, quando no auge de sua experiência pode ultrapassar os R$ 20.000,00.

Mas, como a gente disse, não é só o salário que conta. Vale observar e se imaginar prestando contas e elaborando orçamentos, prestando assessoria, desenvolvendo os melhores métodos pra gerir pessoas e principalmente, colocando em prática a criatividade do início ao fim dos projetos.

O que podemos dizer é que vale a pena, é gratificante e a carreira de Gestão de Políticas Públicas pode ser brilhante se você se dedicar.

E aí, curtiu o post? É uma área incrível, fala sério! Se você conheceu e chegou até aqui, tá na hora de tirar o sonho do papel. Com a Pós em Gestão de Políticas Públicas do Descomplica você pode!