• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Entenda como desenvolver uma gestão de escritório de advocacia eficiente

Ganhar destaque no mundo jurídico pede mais que o simples conhecimento da lei. Pra alcançar o sucesso, é fundamental desenvolver uma boa gestão de escritório de advocacia.

Portanto, é preciso manter a organização e o planejamento na rotina profissional. Sendo assim, pra obter bons resultados, é necessário manter a aprendizagem constante e adequar a gestão às demandas do escritório.

É fato que aprender todas as práticas e estratégias de administração não é fácil. Mas a gente está aqui pra te ajudar! Com hábitos simples, é possível manter uma rotina de trabalho produtiva. Como resultado, os serviços se destacam.

Neste artigo, estão listadas as estratégias de maior relevância pra que profissionais recém-inseridos no mercado possam implementar estas técnicas e se destacar no mundo jurídico. Vem conferir! 🤩

Gestão de escritório de advocacia: principais soluções

Afinal, como gerir um escritório de advocacia? Pra responder melhor a essa pergunta, é preciso identificar quais são as tarefas envolvidas no dia a dia de cada profissional.

Organizar processos, agendar atendimentos com clientes, armazenar documentos, cumprir prazos, elaborar petições, gerir as finanças… São inúmeros os exemplos! 

Porém, mesmo com tantas funções, é possível otimizar essas atividades por meio de estratégias e soluções modernas. Dessa forma, o escritório aprimora a execução das atividades rotineiras, obtendo melhores resultados em menos tempo.

Se você quer implementar um modelo de gestão eficiente em seu escritório, preste muita atenção na lista abaixo. Identifique quais práticas se encaixam melhor a sua rotina!

1. Utilize um software jurídico

Pra automatizar tarefas e gerenciar melhor o tempo, o software jurídico é uma ferramenta poderosa.

Desse modo, este recurso auxilia no controle de prazos e processos, pesquisa de jurisprudência e decisões relevantes, além da elaboração de petições e pareceres. 

Portanto, a gestão de escritório de advocacia, quando conduzida por um software próprio, proporciona maior produtividade e serviços de qualidade.  

Sendo assim, automatizar atividades evita o desperdício do tempo e, até mesmo, erros que passam despercebidos.

2. Armazene os documentos na nuvem

Gerir e armazenar os documentos do escritório é uma tarefa de grande importância. Afinal, são instrumentos essenciais pra realização das atividades profissionais.

Dessa forma, armazenar a documentação em um sistema de nuvem facilita sua organização e consultas.

Como se sabe, documentos em papel se perdem mais facilmente. Portanto, vale a pena investir em soluções e evitar problemas no futuro!

Por meio de um sistema de nuvem, armazene os documentos, separando-os em categorias. Assim, ficará mais fácil localizar um arquivo.

3. Atenção às finanças

Cuidar das finanças do escritório é essencial pra sua manutenção. Portanto, exerça sempre o controle sobre os gastos, utilizando planilhas de créditos e débitos.

E lembre-se: jamais misture finanças pessoais com as do escritório. Caso seja necessário, a contratação de um contador pode ser uma opção interessante, pois garante o controle das finanças.

Sendo assim, será possível aplicar os recursos de forma mais inteligente, bem como cortar gastos.

4. Mantenha uma agenda

Manter uma agenda permite que nenhuma tarefa ou compromisso importante seja esquecido. Dessa forma, a agenda é utilizada pra organizar as atividades conforme a urgência e importância.

Os escritórios podem utilizar agendas físicas e digitais. A grande vantagem das agendas digitais é a possibilidade de que todos tenham acesso

5. Invista no relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos pilares do sucesso de todo e qualquer empreendimento. E com os escritórios de advocacia não poderia ser diferente! Portanto, é fundamental manter um relacionamento de proximidade com os clientes.  

Quando um escritório investe em relacionamento com a clientela, garante a sua participação no andamento dos processos. Como resultado, observa-se um maior nível de satisfação.

6. Elabore estratégias de marketing jurídico

O marketing jurídico revolucionou o mercado. Dessa forma, as estratégias de marketing jurídico permitem que o escritório se posicione como autoridade em sua área.

Especialmente nas redes sociais, o planejamento traz maior destaque aos serviços. Da mesma forma, a produção de conteúdo relevante exerce papel essencial e deve estar presente na elaboração das estratégias de marketing jurídico.

7. Planeje as metas de crescimento

Todo empreendimento necessita de objetivos definidos pra crescer de maneira constante. Portanto, toda gestão de escritório de advocacia requer planejamento de metas.

Só cresce quem planeja! Desse modo, é importante definir objetivos pro curto, médio e longo prazo. Esse planejamento vai direcionar toda a atividade do escritório, permitindo o crescimento e destaque no mercado. Tire suas ideias do papel e coloque-as em prática!

Dica extra: os cuidados com a Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se tornou um ponto de atenção pros que lidam com dados de alguma forma. Portanto, os escritórios de advocacia precisam ter cuidado ao lidar com os dados pessoais de seus clientes.

Sendo assim, a gestão de escritório de advocacia requer o uso de sistemas pro armazenamento de dados. Qualquer tipo de vazamento poderá acarretar prejuízos.

Portanto, muito cuidado ao gerir os dados de clientes! Os ataques de hackers estão cada vez mais comuns. Porém, é possível adotar medidas de proteção, como:

  • utilizar sistemas próprios, que sejam seguros;
  • monitorar ataques;
  • atualizar sempre os softwares;
  • classificar os dados de acordo com o grau de proteção necessária.

São práticas simples que podem evitar vazamentos e prejuízos. A Lei Geral de Proteção de Dados é uma realidade, e os escritórios de advocacia devem se adequar a ela!

Promovendo o crescimento de seu escritório de advocacia

Ao aplicar essas dicas de maneira organizada, o resultado já é esperado. Com certeza, o seu escritório de advocacia vai crescer e alcançar uma posição de destaque!

Portanto, é fundamental manter o planejamento pra direcionar toda a atividade profissional. Uma vez que um empreendimento se desenvolve, o planejamento estratégico garante toda a organização e disciplina.

Pra você que quer potencializar a gestão de seu escritório de advocacia, que tal conhecer nossa Pós-graduação em Gestão Estratégica na Advocacia? Além dessa, a gente tem dezenas de especializações pra você alcançar o sucesso. Inscreva-se já em uma das especializações da Faculdade Descomplica e aprenda as principais inovações do mercado jurídico. Vem pra cá! 😁