• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Fisioterapia neurológica: conheça os detalhes da profissão!

Você é uma pessoa interessada nos aspectos do curso de Fisioterapia e quer conhecer todas as especialidades que ele abrange? Então, neste artigo você vai conhecer as particularidades de uma área específica, a fisioterapia neurológica.

A fisioterapia neurológica foi criada pra atender pacientes que possuem alguma lesão cerebral desde o nascimento, devido algum acidente ou até mesmo devido à idade. 

Como trabalha em prol dessas questões, o profissional deve ser bem capacitado pra atender com qualidade os seus pacientes. Vem com a gente entender melhor sobre essa área tão fundamental dentro da saúde!

fisioterapia neurológica - fisioterapeuta auxiliando paciente

O que significa fisioterapia neurológica?

A fisioterapia neurológica ou neurofuncional faz parte da vasta área de especialidades na fisioterapia.

Essa espacialidade visa atender pacientes com lesões cerebrais de nascimento (como a paralisia cerebral) e os que adquiriram lesões ao longo dos anos, como Alzheimer, traumatismo craniano, Doença de Parkinson ou AVC.

O trabalho é feito pra recuperar e desenvolver as habilidades funcionais, proporcionando mais independência pro paciente. Inclusive, dependendo da gravidade da lesão cerebral, o paciente pode vir a se recuperar parcial ou totalmente.

Veja algumas outras doenças que a fisioterapia neurológica atende:

  • Síndrome de Down;
  • Lesão medular devido a acidentes;
  • Neuropatia periférica;
  • ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica;
  • Esclerose múltipla.

Os principais objetivos são melhorar as habilidades físicas e motoras de crianças, jovens, adultos e idosos que sofreram lesões cerebrais que podem dificultar a sua movimentação. Com isso, visa a promoção de mais qualidade de vida, proporcionando autonomia nas atividades diárias.

Cabe ao fisioterapeuta propor alternativas e exercícios que estimulem o aprendizado do movimento, restabelecendo a capacidade física e emocional dos pacientes lesionados. Assim, estimulando a conquista diária de possibilidades através da fisioterapia neurológica.

fisioterapia neurológica - fisioterapeuta auxiliando paciente

Como trabalhar na área?

A neurofisioterapia é uma área muito ampla e requer profissionais capacitados. Mas, como se tornar um? Primeiro é necessário cursar uma graduação em Fisioterapia, pois o curso vai abordar todas as áreas onde o profissional poderá trabalhar.

A graduação vai trazer todas as informações necessárias pro profissional poder escolher em qual área deseja seguir, aprimorando os seus conhecimentos. É possível obter mais experiência na área com os estágios e residências durante o curso.

Outro fator fundamental pra trabalhar na área é o perfil do profissional. Ele precisa de algumas habilidades específicas, como empatia, paciência e respeito pra lidar com as situações rotineiras, além de entender as dores e necessidades dos pacientes.

Áreas de atuação

A área de fisioterapia neurológica possui grande demanda profissional. Isso porque é grande a demanda de pacientes que precisam desses atendimentos. A procura por profissionais muda de acordo com cada região, e o profissional pode trabalhar em:

  • hospitais adultos e pediátricos;
  • casas de repouso e asilos;
  • escolas com atendimentos especializados;
  • clínicas especializadas.

Média salarial

O salário do profissional varia de acordo com o local de atuação do fisioterapeuta. De acordo com o portal Salário.com, a média salarial de um recém-formado chega a R$2.397,82, podendo alcançar a média de R$ 5 mil, dependendo da região em que o profissional está. Bem interessante, não é?

Você notou a importância e necessidade de profissionais dessa área, né? Não é atoa que a fisioterapia neurológica é uma área que está sendo muito difundida, com várias opções no mercado de trabalho. 

O profissional que opta por esse trabalho, pode atuar em diversos locais que atendem pacientes com problemas neurológicos e que necessitam de atendimento especializado.

Então, curtiu este conteúdo e gostaria de saber como iniciar na área da saúde? Bom, a Pós Descomplica tem os melhores cursos nesse ramo pra você se especializar com o auxílio dos melhores professores e com a opção de estudar onde e como quiser. Vem conhecer!