• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é fisioterapia cardiorrespiratória e o que faz o profissional?

A fisioterapia cardiorrespiratória foi criada pra otimizar a resistência do sistema cardiorespiratório. Logo, serve pra deixar o corpo mais resistente a exercícios. Dessa forma, esse especialista pode contribuir tanto na vida de praticantes de esportes quanto em pacientes da UTI. Sabia disso?

Dentro deste processo, o profissional será responsável por criar exercícios de  fisioterapia pulmonar e de fisioterapia cardiopulmonar. 

Neste artigo, iremos abordar mais sobre salários, carreira, vagas de emprego e formação necessária pra atuar. Então, fica aqui com a gente, você vai ver muita informação!

fisioterapia cardiorrespiratória – foco no rosto de uma pessoa com máscara

O que é estudado em fisioterapia respiratória?

Outra dúvida bastante comum entre os estudantes que se sentem atraídos pelo assunto é sobre o que é estudado no curso.

Bom, nessa especialidade o aluno estuda com ênfase o sistema respiratório, o que desenvolve a capacidade de:

  • identificar possíveis crises respiratórias nos pacientes;
  • ensinar os pacientes como manter o controle e respiração em situações de crise;
  • aprender e transmitir técnicas manuais pra controlar situações;
  • diversificar o uso de técnicas instrumentais;

Além disso, o fisioterapeuta cardiopulmonar estuda maneiras e meios de desenvolver pesquisas voltadas pro trabalho especial com pacientes em situações respiratórias complicadas.

Em resumo, esse profissional, após especialização, se torna essencial pra trazer uma vida nova com qualidade pra todos os tipos de pacientes, inclusive os que não se sentem confortáveis em fazer uso de medicamentos ou outras soluções alternativas.

fisioterapia cardiorrespiratória – pessoa com traqueostomia

Qual o papel da fisioterapia cardiorrespiratória na UTI?

Durante a pandemia da Covid-19, que já deixou mais de 600 mil mortos e cerca de 21 milhões de casos registrados em um ano, esses profissionais tiveram que atuar de forma ainda mais intensiva visto que uma das principais consequências do contágio era a dificuldade em respirar associada a dores no peito. 

Dados da USP que foram expostos na CPI da Covid-19 mostram ainda que os números de contágios foram maiores que 21 milhões em um ano e meio. Isso porque a maioria dos cidadãos não compareceram aos postos médicos. 

Portanto, o fisioterapeuta possui um papel crucial na UTI e nos leitos de recuperação de pacientes, principalmente quando o indivíduo sofre com sequelas e sente dificuldades pra recuperar a respiração.

Na fisioterapia hospitalar é possível exercitar os músculos pulmonares, fazendo com que o paciente crie mais resistência sobre os seus movimentos. Gratificante, não?

fisioterapia cardiorrespiratória – profissional da saúde escutando o coração de paciente

Quanto ganha um fisioterapeuta cardiorrespiratório?

O profissional que atua no campo da fisioterapia cardiorrespiratória começa recebendo o salário de aproximadamente R$ 2700,00. 

No entanto, pode passar a receber mais de R$ 3500,00, dependendo da região e do tempo de experiência. Outro aspecto que faz toda a diferença é a região em que se trabalha. 

De acordo com o portal do Catho, cerca de 85% dos profissionais que atuam neste ramo possuem uma pós-graduação. Além disso, 94% deles são formados em fisioterapia. Outro aspecto interessante é que 29% desses profissionais possuem o inglês fluente, algo marcante na profissão.

O ramo da fisioterapia pulmonar é bastante humano e gratificante, como se pôde notar. Afinal, através do conhecimento se pode trazer mais qualidade de vida ao paciente, o contato é direto e o retorno é, sem dúvidas, satisfatório.

E então? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Você sabia que o Descomplica tem algumas opções de pós graduação em Fisioterapia? Vem saber mais sobre e escolha seu curso pra se especializar!