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3 ferramentas de marketing digital para otimizar estratégias e tarefas

Algumas ferramentas de marketing digital podem impulsionar as estratégias de divulgação da empresa em que você atua. 

Além disso, elas facilitam a realização de certas atividades do dia a dia, poupando tempo pra você poder se concentrar em tarefas de maior valor agregado.

Por exemplo, as que fornecem dados pra tomada de decisão e facilitam a realização de processos de marketing. Isso vale até mesmo pra sua carreira e imagem profissional, especialmente nas mídias sociais. Mas que ferramentas são essas?

A gente separou três delas adiante. Confira!

1. E-mail Marketing

O e-mail ainda é uma ferramenta importante pra quem trabalha com marketing alcançar clientes. Mais do que isso: qualificar leads e direcioná-los pra conhecerem os produtos ou serviços de uma empresa.

Contudo, não basta escrever um simples e-mail e enviar ao seu potencial cliente. É preciso desenvolver uma estratégia com várias mensagens, que serão disparadas com certa frequência.

Em outras palavras, um fluxo de nutrição com vários e-mails que encaminham o lead até ser convertido, ou seja, fechar negócio ou realizar outra ação desejada.

Além disso, e-mails marketing servem como um canal de comunicação com o público, pelo qual a empresa ou profissional informa outras pessoas sobre suas atividades.

Existem algumas ferramentas que facilitam a produção e a gestão dos e-mails, além de permitirem um envio massivo de mensagens pra centenas ou milhares de destinatários. Dois exemplos desse tipo de solução são o MailChimp e o MailJet.

2. Produção de conteúdo

A produção de artigos, infográficos, ebooks etc. é fundamental pra quem desenvolve ações de marketing de conteúdo. Por meio de diferentes materiais, uma empresa ou pessoa consegue transmitir ideias, valores, informações, entre outros elementos.

Isso é importante pra quem pretende divulgar produtos e serviços ao público, enquanto mostra a importância deles. Ou seja, o quanto eles podem gerar valor pros clientes e resolver problemas.

Além disso, conteúdo é necessário pra se manter relevante nas buscas do Google, do Bing e de outros navegadores. No entanto, manter uma produção contínua de conteúdo nem sempre é fácil.

Pra solucionar isso, existem algumas plataformas que fornecem conteúdo de diferentes tipos, com base nas necessidades da empresa. Por exemplo: Marfin, Meu Redator, Rock Content e Gummy.

3. Automação de marketing digital

Essa é uma solução com muitas funcionalidades, pois conta com recursos que automatizam diferentes atividades e contribuem com fluxos da área de marketing digital. Por exemplo, a identificação de leads e o envio dessa informação pra vendedores.

Também é possível gerenciar e monitorar redes sociais por meio de algumas delas. E ainda têm sistemas que contam com integração com sites e ferramentas de vendas. 

Além disso, há soluções com inúmeros modelos de landing pages, páginas e e-mails pra campanhas de e-mail marketing.

Outro ponto importante é o registro de dados e o fornecimentos de documentos, facilitando a tomada de decisões, como os relatórios de engajamento, por exemplo. A RD Station, o Fleeg e a Leadlovers são algumas dessas soluções.

Ferramentas de marketing digital podem facilitar o seu trabalho na área. Além do mais, elas entregam dados estratégicos pro planejamento de campanhas e demais ações de marketing. Contudo, é importante estudar continuamente pra fazer melhor uso delas.

Por falar nisso, que tal aprimorar suas habilidades em marketing digital e aumentar as oportunidades em sua carreira? Conheça os cursos livres do Descomplica e aprimore seus conhecimentos!