• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Fazer Pós-Graduação Ajuda em Concursos?

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Por isso, os profissionais têm buscado cada vez mais maneiras de se destacar, fazer a diferença e ter segurança. Uma das formas de conseguir alcançar esse objetivo é por meio de cursos de especialização e extensão. Mas será que a pós-graduação ajuda em concursos, já que é outra grande opção para quem quer se manter estável no mercado de trabalho?

Ao longo deste artigo vamos desvendar esse mistério, assim você pode fazer a melhor decisão para você e seu futuro profissional. Confira e descubra!

Afinal, a pós-graduação ajuda em concursos?

Nos dias de hoje, contar com uma pós-graduação no currículo é praticamente uma certeza de ter possibilidades de ascensão profissional. Porém, para quem quer conseguir pleitear uma vaga por meio de concurso público, isso pode ser imprescindível.

Sabe por que? Porque uma das maneiras de se pontuar em um certame é por meio da prova de títulos. De acordo com a resolução número 75 do Conselho Nacional de Justiça, uma pós-graduação — como mestrado, doutorado ou especialização (cursos que têm a partir de 360 horas de carga horária) — são oficialmente considerados como títulos.

Essa prova de títulos tem caráter classificatório. Isso significa que ela só vai fazer a diferença depois que o candidato conseguir alcançar a pontuação adequada na prova eliminatória.

O que mais conta para passar em concurso público?

Agora que você já sabe que fazer uma pós-graduação ajuda em concurso público, precisa saber o que mais é considerado nessa hora, assim pode aumentar ainda mais as suas chances de ser aprovado no certame. Veja quais são esses pontos:

  • colocação na prova eliminatória — na data da divulgação da lista de aprovados, é publicado um documento baseado na ordem alfabética dos nomes dos candidatos e ordem decrescente de acertos. É possível apresentar um recurso pedindo revisão neste momento;
  • prova de títulos — não é só apenas uma pós-graduação que conta para a prova de títulos. Premiações, publicação de livros e trabalho acadêmicos também fazem a diferença.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o tema e entender como a pós-graduação ajuda em concursos? Se esse é seu objetivo, confira as opções que o Descomplica oferece!