• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Faculdade de Engenharia da Computação: Saiba Tudo Sobre o Curso

Já imaginou trabalhar desenvolvendo tecnologia ou gerenciando sistemas? A faculdade de Engenharia da Computação pode ser o que você precisa pra dar os primeiros passos nesse mercado. O curso abre as portas pra profissionais fascinados por redes, dados e sistemas de automação. Caso você não queira esse tipo de atuação prática, ainda é possível dar aulas no meio acadêmico.

A opção costuma ser interessante pros alunos que gostam de inovação tecnológica, ou seja, têm fascínio pela criação de novas ideias e produtos. Boa parte dos materiais eletrônicos que você usa na sua rotina são frutos de conceitos inovadores. Por exemplo, dispositivos como o celular e o notebook. Algumas ideias também pintam na indústria, como os robôs das fábricas.

E se você fosse o próximo criador de alguma inovação? Ou simplesmente trabalhasse em uma área tecnológica fazendo o que você ama? A faculdade de Engenharia da Computação pode ser justamente uma das formas de conseguir isso. A gente vai contar como o curso funciona, qual é a do mercado de trabalho e o que você não pode deixar de saber. Bora?

Do que se trata a faculdade de Engenharia da Computação?

O Engenheiro da Computação é um dos responsáveis por projetar os dispositivos tecnológicos. Por exemplo, os periféricos, os computadores e os sistemas. Isso significa que o principal alvo de estudos é o hardware, ou seja, a parte física dos computadores. Mas os softwares e a parte digital também são abordados.

Assim, os modelos de curso mais comuns são as formações em bacharel. Por isso, têm duração de quatro anos. Os estudantes ganham know how em assuntos como circuitos e placas, tendo habilitação pra criar seus próprios sistemas. Desse modo, você pode cuidar e dar suporte em redes de computadores. Há demanda pros profissionais formados, já que o setor de Tecnologia da Informação tende a crescer.

faculdade de Engenharia da Computação - Tela de um computador com códigos de programação

Um exemplo de setor do mercado com bom espaço é o big data, o trabalho com grandes volumes de dados. Aqui, o formado pode desenvolver algoritmos pra analisar as informações ou até trabalhar na criação de aplicativos. Boa parte das opções estão em mercados como telecomunicações, aeronáutico e automobilístico.

Vale a pena optar pela faculdade de Engenharia da Computação?

Talvez você ache a faculdade de Engenharia da Computação interessante, mas ainda não saiba se é a melhor opção pra você. O primeiro ponto que você pode observar é a sua afinidade com o assunto. O curso costuma corresponder às expectativas dos que têm afinidades com as matérias de exatas. Isso porque, cursos de Engenharia costumam ser recheados de matérias de cálculo.

Outro ponto forte é o foco no hardware, não tão comum em cursos do gênero. Ciência da Computação, por exemplo, costuma ter poucas matérias voltadas pro assunto, já que o interesse maior é o desenvolvimento e a programação. O curso é completo e multidisciplinar, também contando com as disciplinas mais tradicionais do universo da Engenharia.

Se você opta por uma formação a distância, ainda conta com vantagens como a arbitrariedade geográfica. Assim, você não fica preso a uma rotina ou campus específico, podendo estudar de onde quiser e no ritmo que achar mais adequado. Algumas opções são 100% online, dispensando a parte presencial.

Homem olhando para uma tela de computador com códigos de programação

O que é estudado na faculdade de Engenharia da Computação?

Sabe aquele papo de que a faculdade de Engenharia da Computação costuma corresponder às expectativas dos fãs de exatas? Então, isso acontece porque a Matemática é uma das bases do curso. Mas há várias outras matérias abordadas. A Física, por exemplo, também faz parte do curso, principalmente na parte de Eletrônica.

Outra área que é uma das bases do curso é Sistemas de Computação. O assunto mistura dois dos temas já citados: Matemática e Eletrônica. Aqui, você pode estudar temas como Linguagens de Programação, Redes, Dados e por aí vai. Ainda há matérias específicas de áreas da Matemática. Por exemplo, Álgebra, Geometria e Estatística.

Por fim, você vai se deparar com disciplinas mais voltadas aos assuntos cotidianos de um Engenheiro da Computação. Robótica, Análise de Circuitos, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Armazenamento de Dados. Assim, alunos que gostam de exercitar a imaginação e o raciocínio lógico podem se dar bem.

Computador e notebook em cima de uma mesa

Como é o curso?

O conteúdo do curso de Engenharia da Computação é pensado pra solução de problemas de tecnologia e pro conhecimento sólido sobre hardware e software. Por isso, pessoas curiosas, que gostam de se atualizar e amantes da tecnologia tendem a ganhar espaço. Assim, as matérias abordam temas como os Fundamentos da Computação, revelando um pouco da criação de sistemas e da eletroeletrônica.

Você também vai se deparar com assuntos ligados à formação humana e de carreira. Um exemplo é o Coaching, disciplina voltada a desenvolver um senso de liderança pessoal e a alcançar seu próprio potencial máximo. Empreendedorismo e Negócios é outro tema que pode pintar. Por meio dele, você analisa como as soluções de Engenharia são úteis pras empresas no mercado.

Por fim, há disciplinas específicas. Essas são mais ligadas à Computação, o assunto central da graduação. Por exemplo, Computação na Nuvem, Sistema de Redes, Experiência do Usuário, Desenvolvimento de Sistemas e de Aplicações. Ao final, é preciso elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, comum nos vários cursos de bacharelado.

A faculdade de Engenharia da Computação traz a habilitação pro desenvolvimento de hardware, embora as demandas de TI possam fazer com que o profissional formado explore o mercado de várias outras formas. Aplicativos, softwares, projetos de redes, sistemas de telefonia, programas de processamento de máquinas e projetos de robótica estão entre as áreas que podem abrir espaço pros formados.

Entender se essa carreira é pra você passa por analisar suas atividades favoritas, ter em mente as áreas com as quais mais se identifica, reparar em suas habilidades e ter objetivos bem estabelecidos. A partir daí, vale observar as possibilidades que o curso pode oferecer pra sua carreira.

Você sabia que a Faculdade Descomplica tem um curso de Engenharia da Computação? Além de ser 100% online, foi disponibilizado em uma plataforma de ensino descomplicada como o próprio nome da faculdade. Vem estudar com a gente!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Engenharia da Computação no nosso Guia de Carreiras.