• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Faculdade de Ciências Contábeis: conheça a graduação e o mercado

A faculdade de Ciências Contábeis é um dos cursos mais procurados. Essa graduação forma profissionais responsáveis por conduzir a gestão financeira e tributária das empresas.

Portanto, são profissionais fundamentais pro crescimento de um negócio. Sendo assim, os contadores se encarregam de gerenciar ativos e passivos, lucros e despesas.

Dessa forma, possuem a atuação pautada na legislação aplicável às pessoas físicas e jurídicas. Seja qual for o porte da empresa, ou sua área de atuação, a presença de contadores é imprescindível.

Assim, estes profissionais garantem a manutenção da saúde financeira da empresa. Mas o que se estuda na faculdade de Ciências Contábeis e quais as funções desses profissionais?

Nesse artigo, a gente te explica tudo sobre a graduação, mercado de trabalho e oportunidades! Bora conferir 😄

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Ciências Contábeis no nosso Guia de Carreiras.

Pessoa segurando uma caneta azul, apoiando a mão em um bloco de anotações. Na sua frente tem um notebook e um celular

Aspectos da faculdade de Ciências Contábeis 

Essa graduação tem como objetivo formar profissionais capacitados pra conduzir a contabilidade gerencial e pública de uma empresa, bem como garantir o cumprimento das obrigações tributárias, principais e acessórias.

Portanto, são os contadores que prestam consultoria, realizam auditorias e cumprem as obrigações previstas na legislação fiscal. Desse modo, esses profissionais são essenciais tanto do ponto de vista legal quanto do estratégico. 

Estudantes da faculdade de Ciências Contábeis aprendem as normas fundamentais da contabilidade, além de conceitos de Economia, Administração e Direito, que sejam aplicáveis ao ramo.

Sendo assim, é um curso abrangente, que oferece aos profissionais inúmeras opções de áreas de atuação, especialmente entre as empresas. O curso tem duração média de 4 anos, podendo variar de acordo com a instituição de ensino. 

Portanto, as funções exercidas por contadores têm impactos no âmbito fiscal, previdenciário, financeiro e administrativo.

Grade de disciplinas do curso

A grade curricular da faculdade de Ciências Contábeis compreende as disciplinas fundamentais, pra que um profissional exerça suas funções com eficiência. Conheça as principais disciplinas!

Análise de Demonstrações Financeiras

Essa disciplina prepara os estudantes pra realização de estudos e diagnósticos da saúde financeira e patrimonial de uma empresa.

Dessa forma, a Análise de Demonstrações Financeiras é uma poderosa ferramenta que auxilia no momento de avaliar o cenário real de um negócio.

Auditoria Contábil

A Auditoria Contábil consiste em analisar diversos documentos, livros contábeis e notas fiscais, com o objetivo de controlar as entradas e saídas da empresa, além de obter um diagnóstico da situação empresarial. 

Sendo assim, é o procedimento que visa conferir se há correspondência entre as movimentações da empresa e os registros.

Contabilidade Avançada

Em termos gerais, a disciplina de Contabilidade Avançada traz conteúdos como: balanço patrimonial; demonstrações contábeis, análise de ganhos e perdas, inflação, entre outros conceitos.

Dessa forma, ensina como interpretar as principais informações que contadores obtêm no exercício de suas funções.

Contabilidade Tributária

No âmbito da Contabilidade Tributária, é possível aprender sobre os tributos que incidem na atividade empresarial, bem como suas obrigações acessórias. 

Portanto, a disciplina visa transmitir toda a base teórica sobre a legislação fiscal que se aplica às empresas. 

Da mesma forma, esses estudantes passam a compreender conceitos como o de regimes de tributação, que variam de acordo com o porte e área de atuação da empresa.

Economia

Compreender a dinâmica da economia é fundamental pra que profissionais da contabilidade sejam bem-sucedidos. 

Portanto, é preciso aprender conceitos como o de mercado financeiro, oferta e procura, inflação e deflação, controle de preços, entre outros.

Contabilidade de Custos

Esse ramo da contabilidade se encarrega do gerenciamento dos valores dos produtos e serviços da empresa. Dessa forma, esses valores podem variar conforme os custos de produção

Sendo assim, a contabilidade de custos permite que a empresa defina seus valores de forma estratégica. Logo, a faculdade de Ciências Contábeis oferece aos estudantes a base pra aplicar essa estratégia nas vendas.

Perícia Contábil

A Perícia Contábil é um procedimento que se realiza nos casos em que os documentos e registros da empresa são objeto de litígio. 

Logo, no âmbito de um processo judicial, pode ser necessária a realização de uma perícia. Esse procedimento consiste em utilizar técnicas de natureza científica pra avaliar a veracidade dos documentos contábeis e informações. 

Assim, é possível verificar se há a observância da legislação empresarial.

Controladoria

A Controladoria é o ramo da Contabilidade responsável por executar as operações financeiras, tributárias e contábeis da empresa. Portanto, é um setor essencial pro desenvolvimento e equilíbrio de um negócio

Sendo assim, são esses profissionais que acompanham o fluxo de caixa, controlam as despesas e avaliam os resultados que a empresa alcançou em determinado período.

Direito Trabalhista e Previdenciário

Alguns ramos do Direito têm relação direta com a faculdade de Ciências Contábeis. Desse modo, o Direito Trabalhista e Previdenciário estão presentes na grade curricular do curso. 

Algumas obrigações trabalhistas e previdenciárias se incluem no âmbito contábil, visto que possuem natureza tributária. Assim, profissionais da contabilidade se encarregam de gerenciar o cumprimento dessas obrigações.

Consequentemente, é preciso que estudantes conheçam a legislação trabalhista e previdenciária.

Calculadora e ao lado um papel com números e contas

O mercado de trabalho para profissionais de Ciências Contábeis

A faculdade de Ciências Contábeis oferece muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho

Dessa forma, a cultura organizacional das empresas destaca a importância desses profissionais pro crescimento e manutenção da saúde financeira. 

Portanto, as oportunidades vão muito além de apenas garantir que essas empresas cumpram suas obrigações legais.

Contadores se tornaram profissionais que contribuem pra elaboração de um planejamento estratégico, que compreende as metas financeiras do negócio.

Existem funções que somente um contador pode exercer, sendo algumas delas:

  • realizar balanços patrimoniais;
  • auditar documentos contábeis e registros financeiros;
  • realizar escriturações e demonstrações contábeis;
  • periciar a documentação contábil da empresa em processos judiciais;
  • levantar a carga tributária incidente sobre as atividades empresariais;
  • garantir o cumprimento das obrigações principais e acessórias;
  • elaborar um planejamento financeiro estratégico, com base na contabilidade gerencial.

Portanto, o trabalho que os contadores desenvolvem é crucial pra manutenção das atividades de qualquer empresa. 

Em cenários de crise, é o contador quem conduz o plano de recuperação. Da mesma forma, é quem promove o desenvolvimento econômico do negócio.

Quer elevar os rumos da sua carreira? Então acesse a página da Faculdade Descomplica e descubra qual é o curso ideal pra você!