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Estratégias de marketing digital para você (ou sua empresa) arrasar nas vendas!

Não importa a sua carreira. O mercado, hoje, exige conhecimentos que vão além daqueles específicos da área. É preciso ser multi: multitarefa, multiespecialista, multicompetente. Um dos domínios mais importantes nesse sentido está relacionado às estratégias de marketing digital.

Elas se definem nas boas práticas que alguém — profissional autônomo, microempresa ou um grande negócio — precisa ter na internet. A partir delas, é possível mostrar a marca ao mundo, atrair clientes, crescer, fechar contratos, vender. 

Bem, você pode estar pensando: ‘ter esse conhecimento é tão indispensável assim?’. E a gente responde: pense no seu comportamento quando quer comprar algo ou quando quer descobrir um produto ou um serviço. Você pesquisa no Google, olha redes sociais, compara avaliações, analisa informações, não é mesmo? Pois é!

A gente separou algumas estratégias de marketing digital que você precisa dominar. Confira!

Redes sociais

Redes sociais são ótimos canais pra criar um relacionamento com o público. Só pra você ter uma ideia, 66% da população brasileira é ativa nas redes. Além disso, as pessoas ficam, em média, 4h41min conectadas na internet por dia. Os dados são de uma pesquisa da We Are Social e foram coletados em 2020.

Por meio das redes sociais, é possível postar conteúdos, mostrar mais sobre a empresa, divulgar produtos e serviços. Você consegue se conectar com possíveis clientes, além de investir na gestão da marca e estimular as compras. 

Não é preciso estar em todas, então a dica é analisar onde seus possíveis clientes estão. Depois, abrir um perfil profissional e se dedicar aos posts.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em atrair o público por meio da criação de conteúdos de valor. A forma comum é fazer postagens de artigos em blog, mas existem outras também, como as já mencionadas redes sociais, além de vídeos e podcasts.

A ideia aqui é compartilhar conhecimentos relevantes. A partir do momento em que você ensina, explica, dá dicas e tira dúvidas, as pessoas começam a enxergar mais valor na relação e sentem confiança na aquisição.

SEO

A sigla significa Search Engine Optimization ou, simplesmente, Otimização para Mecanismos de Buscas. A técnica pode ser combinada com outras estratégias de marketing digital. O objetivo por trás é fazer com que as páginas do site, além de outros formatos de conteúdos, apareçam nos primeiros resultados de busca.

Por exemplo, quando alguém digita um termo no Google, aparecem alguns links nos resultados. Aqueles que estão nos primeiros lugares são os que recebem mais cliques

Além de isso aumentar as chances de vendas, faz crescer o tráfego orgânico, ou seja, visitas na página que são atraídas sem o investimento em mídias pagas. Isso mostra ao Google que o site tem relevância pros usuários, deixando-o, digamos, bem na fita.

Mídia paga

Por muito tempo, as empresas investiram em propagandas na TV e banners nas ruas. Hoje, existe a internet pra substituir esses meios.

As mídias pagas também são ótimas estratégias de marketing digital. De forma resumida, você pode pagar pra que seu site apareça nos primeiros resultados de uma busca, também pode criar publicidades nas redes sociais ou, ainda, ter banners em sites de outras empresas. 

É uma boa prática pra quem ainda não é conhecido no mercado. Além disso, o valor a ser investido varia bastante, mas, no geral, é possível começar com algo mais baixo, não precisando gastar tanto. 

Storytelling

O storytelling é outra boa estratégia de marketing digital. Afinal, é uma técnica de contar histórias e, com isso, prender a atenção das pessoas, cativá-las e instigá-las a conhecer mais sobre um produto ou serviço.

O método exige certo estudo e treino, já que existem regras pra fazer dar certo. No entanto, os efeitos costumam ser excelentes. 

Enfim, não dá pra ficar na inércia. Quem quer ter melhores resultados na carreira ou na empresa precisa correr atrás do desenvolvimento profissional e pessoal, pois é isso que faz alguém se diferenciar no mercado. E saber aplicar estratégias de marketing digital é, atualmente, um dos conhecimentos mais relevantes!

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