• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe o que é Estratégia de Saúde da Família? Entenda sobre!

Existem diferentes estratégias do Governo Federal pra promover a saúde dos cidadãos do país que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, está a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que tem como objetivo garantir o fortalecimento da atenção básica.

Seu principal foco é facilitar o atingimento dos atributos da Atenção Primária à Saúde. (APS). Essa é uma área fundamental na prevenção das pessoas e, consequentemente, garantir o bom funcionamento do SUS.

Baseado em um planejamento estratégico em saúde, a ideia é garantir que a população seja preventiva e não busque assistência médica apenas mediante a sintomas mais graves de alguma doença.

Você já ouviu falar sobre esse assunto e a importância dele? Caso não, sem problemas. Hoje a gente vai te explicar melhor sobre o que é a ESF e por que ela é considerada fundamental pro sistema brasileiro.

estratégia de saúde da família - profissional da saúde segurando uma borracha em formato de coração

O que significa a Equipe de Saúde da Família (ESF)?

O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1994 e era conhecido como Programa da Saúde em Família (PSF). De lá pra cá, passou a se chamar Equipe da Saúde em Família (ESF), visando reorganizar o atendimento primário à sociedade.

Em outras palavras, o foco aqui é garantir mais qualidade de vida à população, evitando assim o surgimento de potenciais doenças, como sedentarismo, má alimentação, hipertensão e tabagismo.

Em um levantamento feito pelo próprio Ministério da Saúde, em 2018, cerca de 135 milhões de pessoas foram atendidas. Cerca de 65% dos brasileiros contam com acesso ao programa em quase 5.600 cidades do país.

estratégia de saúde da família - profissional da saúde analisando olho de paciente

Como funciona a Estratégia de Saúde da Família (ESF)?

Considerada a porta de entrada do SUS, a ESF atua por meio de um trabalho multidisciplinar que deve atender cerca de 3 mil atendimentos por equipe. Entretanto, esse número hoje ultrapassa cerca de 4 mil atendimentos.

Nesse caso, o trabalho é ir muito além de fornecimento de consultas e tratamentos. Por exemplo, se um paciente chega apresentando diarreia, o profissional não vai tratar apenas o problema em si, mas entender o que, de fato, vem gerando a doença.

A ideia é ir no que existe por trás no histórico do paciente. Ainda usando o exemplo acima, pode-se descobrir que é uma pessoa que não tem acesso a uma rede de esgoto.

profissional da saúde atendendo paciente

Como é o processo de trabalho das equipes da atenção básica?

O trabalho das mais de 43 mil equipes do país, que atende o público de 135 milhões de brasileiros, conforme a gente citou anteriormente, vai verificar quais são os fatores envolvidos nas doenças.

Assim, as equipes trabalham com prefeituras, governos estaduais e federais, assim como outras instituições públicas, pra sanar ou reduzir as fontes dos problemas. E pra ser um profissional dessa área, é importante ser um especialista na área da saúde.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais que fazem parte da comunidade, que criam um vínculo afetivo entre pacientes e equipes médicas. Com esse diálogo, fica mais fácil definir tratamentos, medidas preventivas e ministração de medicamentos.

Em resumo, a Estratégia de Saúde em Família tem como proposta eliminar os fatores que levam ao surgimento de doenças e, assim, reduzir os principais indicadores negativos relacionados à saúde pública. São diversos profissionais envolvidos que tem como propósito democratizar os serviços de saúde.

Você já conhece como funciona a ESF? Aproveite pra conhecer mais sobre a pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família da Pós Descomplica e veja como se tornar um especialista na área!