• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe o que é estomaterapia? Descubra tudo sobre a carreira!

Se você já atua ou pretende iniciar carreira na saúde, não pode deixar de saber o que é a estomaterapia. Afinal, é uma das especializações de enfermagem responsável pelos cuidados com a pele. Desse modo, o profissional pode atuar em diversos tratamentos médicos, pois é um campo repleto de oportunidades.

Apesar de o termo ainda ser pouco conhecido pela maioria das pessoas, essa área é fundamental pra reabilitação e promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos pacientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente. A seguir, você vai entender exatamente o que um enfermeiro estomatologista faz, onde atua e como se tornar um profissional de sucesso nessa área. Confira!

profissional da saúde colocando curativo em paciente

O que é estomaterapia?

Antes de mais nada, a gente precisa entender o que é uma estomia. Trata-se de um tipo de cirurgia que cria uma abertura pra permitir a comunicação entre a parte externa e interna do corpo. 

Por exemplo, há pessoas que precisam de uma traqueostomia, ou seja, uma estomia na região da traqueia pra permitir a respiração.

Do mesmo modo, há quem realize estomias de alimentação, como as gastrostomias, ou, ainda, de eliminação dos dejetos, como estomias intestinais (ileostomia, colostomia, por exemplo).

Então, como o termo sugere, um estomaterapeuta é quem cuida de pessoas com estomias, feridas, incontinência anal e urinária. No que se refere às feridas, o enfermeiro especializado trata de ferimentos de diferentes causas, tanto agudas quanto crônicas. Alguns exemplos são:

  • feridas cirúrgicas;
  • traumáticas;
  • queimaduras;
  • úlceras vasculogênicas ou neuropáticas;
  • lesões por pressão;
  • fricção e outros tipos.
estomaterapia o que é - profissional da saúde colocando curativo em paciente

O que faz um enfermeiro estomaterapeuta?

Basicamente, é o profissional que cuida de pessoas com estomas, preparando a pele e marcando o melhor lugar pra fazer a intervenção e facilitar que o paciente retorne às atividades de rotina.

Assim, busca amenizar os impactos desse momento, garantindo a integridade da pele e optando pelos melhores tratamentos pra cada caso específico.

Além disso, no caso de feridas agudas e crônicas, o estomaterapeuta avalia qual é o tratamento mais adequado, orienta o paciente e a família sobre os principais cuidados, como curativos e higiene e também acompanha a evolução das lesões.

Como se tornar um profissional da área?

Como a gente já comentou, a estomaterapia é uma especialização exclusiva de enfermeiros. Por esse motivo, é preciso primeiro se graduar em enfermagem e, em seguida, realizar uma pós-graduação.

Em geral, o curso tem duração de 390 horas e você pode fazer todas as aulas à distância. Dessa forma, consegue adaptar sua rotina, ou seja, pode estudar em casa e escolher a melhor hora pra isso!

O curso qualifica os profissionais pra usar o raciocínio lógico e julgamento clínico pra atender as pessoas com estomas ou outros tipos de lesões. Além do mais, aperfeiçoa as habilidades em processos de cuidados, com foco na segurança, qualidade de programação terapêutica adequada a cada paciente.

Com relação à média salarial, fica entre R$ 2.300,00 e R$ 4.500,00, dependendo do local de trabalho e da carga horária. Atraente, né?!

Agora que você já entendeu o que é estomaterapia, ficou mais fácil decidir sobre sua carreira, não é mesmo? Esse é um campo com muitas oportunidades, pois o profissional tem habilidades bem específicas e com bastante procura no mercado. 

E, pra ter sucesso, o segredo é se atualizar constantemente e sempre aumentar seus conhecimentos.

Então, vem estudar com a gente! O Descomplica tem pós-graduação em Estomaterapia com aulas dinâmicas, 100% online e com certificação a partir de 6 meses de curso. Vem conferir!