• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Estágio em pedagogia: a partir de qual semestre pode ser iniciado?

Todo estudante em formação no curso superior tem curiosidade e cria expectativas pra que chegue o momento de estagiar na área em que escolheu. No curso de Pedagogia, não é diferente, a grande pergunta é: estágio em pedagogia, a partir de qual semestre?

Isso porque o estágio é a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos já conquistados no curso. Além de poder vivenciar experiências e amadurecer profissionalmente.

Por ser uma graduação em licenciatura, com muitas teorias e amplas possibilidades de atuação, os estudantes sentem a necessidade de ir em busca pela prática muito cedo.

Afinal, estão conhecendo processos de aprendizagem, supervisão e orientação em vários espaços. Perceber isso na prática é muito valioso.

No entanto, podem surgir algumas dúvidas em relação a quando os estágios se iniciam, tanto pra quem já está no curso de Pedagogia, quanto pra quem pretende entrar ou está se decidindo. 

Pensando nisso, a gente trouxe algumas informações importantes que podem esclarecer essas dúvidas em relação ao estágio em Pedagogia. Pra saber mais, continue a leitura!

Quando se iniciam os estágios em Pedagogia?

Pra compreender essa questão, conheça um pouco do curso e das características que contemplam esses estágios.

Como acontecem os estágios em Pedagogia?

Antes de mais nada, é importante saber que os estágios em Pedagogia são requisitos obrigatórios durante o curso, normalmente se iniciam a partir do quarto semestre e são subdivididos nos períodos superiores. 

Nos primeiros períodos, estão aquelas disciplinas que dão a base pro entendimento do processo educacional e, a partir disso, propõem-se os estágios pra que o aluno coloque em prática os conhecimentos adquiridos.

De tal forma, o curso é considerado teórico-prático e com valiosos conhecimentos necessários na formação de um Pedagogo de excelência e pra uma carreira de sucesso.

Normalmente, direcionam os estágios pras práticas na educação infantil, no ensino fundamental, gestão e orientação educacional e espaços não-escolares, tendo em vista que a Pedagogia pode ser exercida também em outros ambientes além da escola.

Qual a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório?

Quando o estudante está em formação durante um curso, especialmente a Pedagogia, ele conta com estágios diferenciados. 

Isso porque existem os obrigatórios, que fazem parte do currículo da graduação, normalmente direcionados pelos professores da instituição que você estuda.

É comum que as empresas não aceitem os estágios obrigatórios como experiência, afinal, entende-se que o estudante ainda estava em formação e aprendendo.

Normalmente não são remunerados, pois integram a sua formação durante o curso. 

Porém, existem aqueles pra além do currículo do curso, oferecidos por empresas e que usam critérios de seleção, seja por prova, currículo ou ambos. Esses são considerados como experiência, mas geralmente apresentam algumas exigências pontuais. 

Instituições que oferecem estágios em Pedagogia geralmente usam pré-requisitos pra selecionar os estudantes e preferem aqueles que já estão pelo menos no quinto período, que representa metade do curso concluído.

Por isso, é preciso ter em mente o que deseja, se for somente a experiência, você já conta com os estágios obrigatórios oferecidos pelo curso.

Se quiser ir além das experiências do curso, é possível conseguir estágios em outros espaços.

Qual a dinâmica do estágio em Pedagogia?

O professor responsável pelo estágio direciona os estudantes aos espaços escolares e não-escolares.

Sua função é proporcionar a você experiências pertinentes, que possam facilitar a aplicação e observação dos seus conhecimentos.

Essa prática se realiza de algumas formas:

  • ministração de aulas;
  • observações;
  • formação de professores;
  • gestão e orientação educacional.

Assim, os professores realizam o acompanhamento integral durante a presença do aluno em campo.

Quais são as áreas de atuação do estágio em Pedagogia?

A Pedagogia, por ter uma ampla área de atuação, permite que os estágios se realizem em espaços diferenciados.

Esses espaços podem contemplar campo, escolas, empresas, clínicas de psicopedagogia e, até mesmo, hospitais, tendo em vista que a educação se manifesta em toda parte.

Assim, a presença do Pedagogo é importante em toda parte, afinal, a educação acontece em todos os lugares.

Como aproveitar melhor os estágios em Pedagogia?

Durante o estágio, é importante considerar alguns quesitos. A gente destacou alguns pra você:

  • frequência: o estágio é um momento valioso do curso que você tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos. Assim, sua presença é valiosa pra conseguir uma aprendizagem integral e não perder nada da proposta;
  • dedicação: em tudo que o aluno faz, a dedicação proporciona crescimentos maiores, pois estão dispostos a aprender;
  • observação: atente aos aprendizados, faz com que as inquietações e dúvidas possam ser esclarecidas melhor junto ao professor supervisor;
  • registros: possibilitam retrospectivas importantes do estágio e fixação de detalhes importantes que poderiam ser esquecidos;
  • orientação dos professores: considere todas as orientações dos seus professores, afinal, eles estão ali pra proporcionar uma melhor formação a você.

Quais os critérios de avaliação no estágio?

A saber, os professores supervisores normalmente usam recursos diferenciados de avaliação, dependendo da metodologia de cada um. Os mais usados são:

  • relatórios: servem pra descrever as práticas exercidas e observadas durante o estágio, conhecimentos e situações específicas articuladas à aprendizagem teórica. É uma forma de o professor intervir pontualmente nas experiências adquiridas;
  • portfólios: os portfólios são recursos ricos que servem pra reunir todos os registros das experiências dos estudantes durante o estágio, que podem ser feitos por fotos, escrita e recursos aplicados;
  • supervisão e observação: os professores costumam supervisionar e observar os estudantes em campo, pra orientação e intervenções pertinentes à formação;
  • proposta de práticas em campo: geralmente são propostas a aplicação de projetos e recursos que podem ser enriquecedores aos espaços escolhidos durante o estágio.

Como você pôde ver, os estágios em Pedagogia se iniciam normalmente a partir do quarto período, divididos em várias áreas e têm a função de contribuir com sua formação da melhor maneira possível, que é a prática.

Semelhantemente, percebe-se que a proposta de estágio do curso é abrangente e, por isso, muito pertinente e valiosa à formação do Pedagogo.

Além disso, pra além dos estágios obrigatórios, oportunidades podem surgir em espaços diferenciados aos acadêmicos, tendo em vista que a Pedagogia pode estar presente em várias áreas como campo, escolas, empresas, clínicas de psicopedagogia e, até mesmo, hospitais.

Assim, os estágios podem acontecer em muitos momentos do curso e com experiências incríveis que a graduação pode proporcionar.

E aí, gostou do post? Então, entre em contato com a gente e saiba mais sobre o curso de Pedagogia da Faculdade Descomplica.