• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual a diferença entre estágio e trainee? Conheça agora!

Tá chegando a hora de iniciar sua carreira profissional e as expectativas são muitas, não é? Sonhos e metas mexem com a cabeça, principalmente quando surgem as dúvidas: Por onde começar? Qual a diferença entre estágio e trainee? Quais são os locais com mais oportunidades? 

São muitas perguntas, então a gente decidiu fazer esse artigo pra te ajudar, afinal, existem pessoas que já iniciam a carreira como funcionário de carteira assinada e em tempo integral.

Mas, dar os primeiros passos como estagiário ou trainee permite o entendimento de como o mercado de trabalho funciona.

No entanto, esses dois cargos se diferenciam na intenção que a empresa contratante tem com o funcionário. Percebe a importância de entender bem esses dois termos?

Então se acomoda aí porque você chegou ao conteúdo ideal pra saber a diferença entre estágio e trainee.

estágio e trainee – duas pessoas no computador no escritório

O que faz um estagiário?

Quando um estudante inicia um curso de ensino superior, trabalhar em um estágio é algo comum.

Essa função se associa ao aprendizado do profissional, ou seja, não é preciso ter qualquer experiência anterior na área.

A pessoa vai vivenciar a rotina da profissão e aprenderá a executá-la. É determinado por lei que todo estudante em período de estágio, seja supervisionado por alguém que dará as instruções.

Ao final do estágio, que não pode durar mais do que 2 anos, a empresa precisa efetivar o profissional ou encerrar seu ciclo.

A importância dos programas de estágio consiste em moldar uma pessoa segundo os padrões do mercado.

Normalmente os universitários não têm “vícios”, ou seja, não estão acostumados com qualquer metodologia de trabalho, pois estão no começo da carreira. Assim, desenvolvem perfis adequados à profissão.

Mais do que isso, muitas empresas incluem sua cultura organizacional nos programas de estágio pra formar trabalhadores adeptos à ela.

Calma, eles não querem criar militantes, apenas gerar pessoas pro mercado de trabalho com ideais em comum.

estágio e trainee – duas pessoas orientando outra no escritório

O que é um trainee?

Os programas de trainee procuram nos recém-formados, potenciais líderes. Portanto, o processo seletivo é mais rigoroso e requer capacitação técnica — ao contrário das vagas de estágio, aqui, eles já querem um profissional pronto pra exercer a função.

Toda empresa quer profissionais prontos pras vagas que não são de estágio, mas a diferença é que o trainee vai se desenvolver pra, lá na frente, ocupar um cargo de liderança na companhia.

Na teoria, um trainee é um funcionário comum: CLT, 44 horas semanais. Na prática é que a coisa muda.

O trainee que toda organização procura tem perfil inovador, bastante criatividade e capacidade de liderança.

É quem leva os diretores a questionarem os processos internos, a repensarem o produto/solução, observarem os concorrentes etc.

Óbvio que ele não vai chegar pro CEO e falar “como assim nosso concorrente está vendendo mais? Vamos revisar nossas estratégias imediatamente!”.

Entretanto, é constantemente motivado a agregar com sugestões que tragam ou ampliem alguma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

estágio e trainee – duas pessoas apertando as mãos, contrato na mesa

Como se dar bem nos programas de estágio e trainee?

Você percebeu que não é preciso escolher entre um ou outro, certo? Então, se tiver a oportunidade de fazer um estágio enquanto cursa a faculdade, faça.

Se seu intuito é se tornar um líder, perto de se formar procure por programas de trainee e se submeta ao processo seletivo.

O ideal é que você tenha construído um bom conhecimento técnico, pra chegar na empresa (como estagiário ou trainee) e ser aquele profissional impecável.

Portanto, é essencial que você faça sua carreira acadêmica em uma faculdade pronta pra te conectar ao mercado de trabalho.

O Descomplica é uma das instituições de ensino mais inovadoras da América Latina, sendo a maior plataforma de ensino online do Brasil. Conheça os cursos de graduação e saia na frente!