• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Especialização em Marketing: descubra 8 opções de cursos para ter uma carreira de sucesso

Se você já está cursando ou pretende se formar em Marketing, já deve saber que essa é uma carreira bastante promissora e repleta de oportunidades. E por ser uma área dinâmica, é fundamental estar em constante atualização.

Mas, pra se destacar no mercado e construir uma carreira de sucesso, é preciso ir além. Optar por uma especialização em Marketing vai fazer com que você tenha um diferencial forte pra chegar longe na profissão.

Está em dúvidas sobre qual curso fazer? Não se preocupe. A gente listou os mais procurados. Acompanhe e conheça melhor cada um deles pra saber em qual seu perfil se encaixa melhor!

especialização em marketing - pessoa trabalhando em seu computador

1. Marketing Digital

Você já parou pra pensar quanto tempo a gente fica na internet? Hoje em dia, todo mundo está conectado. E isso acabou transformando também os hábitos dos consumidores. Como consequência, o mundo corporativo e a forma de fazer marketing também precisou se adaptar.

Foi daí que surgiu o Marketing Digital. Como o próprio nome sugere, refere-se ao uso dos meios digitais pra impulsionar os resultados de um negócio. Ou seja, é um conjunto de atividades online que tem como objetivo atrair mais clientes, fortalecer a marca e fechar mais vendas.

E como a era digital veio pra ficar, essa é uma especialização em Marketing que vale a pena você ficar de olho, pois tem uma grande área de atuação. Você pode, por exemplo, abrir sua própria agência, trabalhar em uma agência de marketing ou se tornar o responsável pelo setor de uma empresa.

2. Marketing e Branding

O termo “branding” corresponde a um conjunto de ações alinhadas ao propósito, posicionamento e valores de uma empresa. Em outras palavras, é a gestão de uma marca.

Desse modo, seu foco é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com o público pra que ele escolha determinada empresa na hora de decidir comprar um produto ou contratar um serviço.

Então, um profissional que se especializa em Branding se torna o responsável por cuidar da imagem de uma empresa, adaptando suas estratégias e comunicação pra atingir seu público-alvo. Pra isso, algumas de suas funções incluem:

  • definição de propósito, visão e valores da empresa;
  • planejamento de objetivos em curto, médio e longo prazo;
  • planejamento da execução de campanhas de marketing tanto online quanto offline;
  • suporte ao desenvolvimento de produtos;
  • criação e gestão de materiais corporativos e promocionais com a finalidade de manter ou melhorar a imagem de uma empresa;
  • análise do comportamento do público pra realinhar estratégias;
  • análise de relatórios de vendas e financeiros.
ilustração de ícones de apps, celular ao fundo

3. MBA em Marketing e Redes Sociais

Enquanto o Marketing Digital abrange todas as ferramentas que a internet dispõe, esse curso foca nas redes sociais, que é um dos campos mais promissores.

Logo, você encontrará um mercado bastante aquecido e com inúmeras oportunidades. Afinal, cada vez mais as marcas querem marcar presença de uma maneira eficaz nas redes.

Além de ficar responsável pela criação das ações nesse meio, o profissional também deve mensurar, monitorar e acompanhar os resultados. Assim, é capaz de traçar estratégias cada vez mais assertivas pro posicionamento da marca.

4. Jornalismo Digital

O Jornalismo é mais uma das profissões que teve que se adaptar à era da informática. Dessa forma, surgiu o Jornalismo Digital que nada mais é que o velho e bom Jornalismo, mas praticado dentro do universo online. Ou seja, por meio de sites, blogs, redes sociais, podcasts, plataformas de vídeos, entre outros.

Nessa modalidade, os conteúdos se tornam muito mais acessíveis. Além disso, há uma grande interação de público, que está conectado durante o tempo todo. Vale lembrar que, com o dinamismo da internet, as notícias precisam ser geradas rapidamente.

Então, pra se destacar no mercado, é fundamental ser bastante ágil e estar muito bem informado. Caso contrário, correrá o risco de perder o timing.

especialização em marketing - colegas de trabalho sorrindo no escritório

5. Marketing Digital para Startups

As startups são um modelo de negócio que tem conquistado cada vez mais espaço. São empresas inovadores com custos bem baixos, mas que conseguem crescer de forma rápida.

Assim sendo, logo conquistam um espaço de destaque no mercado e geram lucros cada vez maiores. Uma das ferramentas pra esse crescimento é justamente o marketing.

E quando a empresa cresce, o marketing cresce junto, certo? Por esse motivo, essa especialização em Marketing é uma excelente oportunidade pra quem pretende atuar em um segmento que tem tudo pra dar certo.

6. Marketing Digital Aplicado a Tecnologia da Informação

Ao contrário do que muitos pensam, Marketing e TI não são duas áreas tão longe uma da outra. Afinal de contas, as novas tecnologias estão transformando o setor e contribuindo pra resultados cada vez mais assertivos.

Então, esse curso é voltado pra capacitar aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos em Marketing Digital e utilizá-los pras atividades de Tecnologia da Informação.

Por isso, o aluno vai encontrar matérias que tratam de e-commerce, planejamento, métricas, gestão, engenharia social, segurança da informação, entre outras.

especialização em marketing - pessoa olhando para a tela do notebook

7. Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing

O nome pode parecer complicado, mas seu conceito é bastante simples. Esse curso forma profissionais especialistas em produzir resultados que gerem vantagem competitiva pra empresa.

Pra isso, deve analisar métricas e dados, além de utilizar ferramentas que reúnem as opiniões e feedbacks dos usuários e parceiros.

Desse modo, consegue traçar estratégias pra elevar o desempenho ou indicar pontos de melhorias no desenvolvimento dos produtos. Isto é, o profissional vai fazer um planejamento com base em dados estatísticos.

Isso significa que essa especialização em Marketing é mais analítica que as demais.

8. Marketing e Branding para Pequenas Empresas

Não há dúvidas de que o marketing é indispensável pra qualquer negócio, não é mesmo? E cada tipo de empresa tem suas particularidades que devem ser levadas em consideração na hora de elaborar as campanhas e traçar as melhores estratégias. E isso ocorre também com as pequenas empresas.

Isso, porque elas funcionam de forma bem diferente das grandes corporações. Logo, o profissional que se especializa nessa área vai ter uma visão mais apurada pra enxergar oportunidades e entender como conquistar um espaço cada vez maior no mercado.

Além disso, essa especialização também é indicada pra empreendedores, gestores, sócios, cofundadores e demais pessoas responsáveis pelas tomadas de decisões em uma empresa de pequeno porte.

Como você viu, há diversas opções de especialização em Marketing. E a boa notícia é que todas elas são extremamente promissoras, pois se trata de uma área atual e bastante necessária no mercado.

Por isso, escolha a que mais combina com seu perfil e com seus desejos, e não deixe de aprofundar seus conhecimentos quanto antes.

Então, vem estudar com a gente! Conheça o MBA em Marketing da Pós Descomplica e garanta seu lugar de destaque no mercado!