• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Escuta ativa: por que ela é importante para a sua carreira

A escuta ativa é uma ferramenta altamente valiosa na comunicação. Ela consiste em prestar atenção ao que a outra pessoa diz, demonstrando real interesse no que está sendo dito. A capacidade de realmente ouvir é algo muito valorizado no ambiente de trabalho e, por isso, é fundamental exercitar a escuta ativa! 

Você pode até achar algo simples, mas ouvir, compreender e interagir com o que outra pessoa está dizendo não é tão fácil. A boa comunicação é muito importante, pois ela permite que atinjamos nossos objetivos, sem eles pessoais ou profissionais.

Dentro do universo das soft skills, a escuta ativa está entre uma das habilidades mais importantes. Veja como desenvolver a sua!

O que é escuta ativa?

Quando começamos uma conversa, é importante que haja interesse no assunto do outro e que escutemos o que a pessoa fala. A escuta ativa diz que, além de ouvir, é preciso absorver com atenção e empatia a mensagem que a outra pessoa transmite.

Quando alguém faz isso, demonstra generosidade e habilidade de se colocar no lugar do outro. Ganhar essa atenção por alguns minutos é muito importante para quem fala.

A escuta ativa também considera que, diante de você, existe alguém que quer dar a sua opinião, ou a sua visão, sobre determinado assunto. Por isso, no momento em que escutamos essa pessoa, precisamos mostrar por ela certa compaixão.

Deixar de lado julgamentos e entender que a visão do outro também é importante é uma das premissas de uma boa capacidade de ouvir.

👉 Venha assistir à nossa websérie sobre as soft skills mais valorizadas o mercado! 

Benefícios da escuta ativa no trabalho

No ambiente profissional, em que valores como empatia e boa comunicação são cada vez mais importantes, é importante colocar em prática a escuta ativa. 

Entre os benefícios que ela traz estão:

  • Traz mais segurança a todos no trabalho;
  • Promove confiança entre os times;
  • Economiza tempo com erros e retrabalho por falta de comunicação;
  • Une a equipe;
  • Eleva a empatia;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Reduz os conflitos internos.

A escuta ativa traz uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho. As pessoas não ficarão discutindo pontos de vistas diferentes, mas entenderão o lado das outras.

Desta maneira, quem fala se sentirá valorizado e respeitado – trazendo benefícios para todos. 

Como praticar a escuta ativa no seu dia a dia

Existem algumas formas de praticar a escuta ativa no ambiente de trabalho e fora dele. São elas:

1.     Evite distrações e interrupções durante uma conversa ou apresentação: não deixe celulares, tablets, conversas de terceiros ou telefonemas atrapalharem este momento;

2.     Faça contato visual com o seu interlocutor: deixe o ambiente descontraído, mesmo nas piores situações;

3.     Tenha foco: fique atento à linguagem corporal e verbal que passará ao seu interlocutor. 

4.     Não tente tirar conclusões da apresentação sem antes ouvir todas as informações;

5.     Faça perguntas até ter certeza de que você entendeu tudo;

6.     Seja positivo: use gestos, uma boa postura, um tom de voz amigável e expressões que mostrarão ao interlocutor que você está ali para ouvi-lo e não em outro lugar, distraído;

7.     Dê feedbacks: faça a pessoa entender que você assimilou tudo o que foi dito. Também faça perguntas, ofereça críticas ou elogios.

Quer melhorar suas soft skills e entender em que ponto você está quando o assunto são essas habilidades no trabalho? Vem fazer o teste da Descomplica de soft skills.

Ah! Vale também baixar nosso e-book sobre as soft skills mais quentes do momento e as mais valorizadas pelas empresas. É só clicar aqui!