• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vale a pena escolher um curso de graduação EAD?

Na última década, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) cresceu muito no Brasil. Com a adoção cada vez maior do estudo remoto, diversas instituições se adaptaram para oferecerem cursos online aos estudantes.

Cômodo, flexível e com mensalidades mais acessíveis, o curso de graduação EAD pode ser oferecido aos mais variados perfis de estudantes e cursos. Dependendo da graduação escolhida, essa modalidade pode, inclusive, representar a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo sem perder horas se deslocando.

Quer saber se vale a pena cursar uma faculdade EAD? Nós te contamos a seguir!

Curso de graduação EAD: por que investir ?

Cursar uma faculdade a distância pode ser uma grande oportunidade para algumas pessoas, especialmente as que têm tempo reduzido para se deslocar até a instituição ou têm pouca flexibilidade de horários

É preciso entender bem o perfil do estudante, seus objetivos pessoais e profissionais para, então, optar pela graduação EAD, que é mais econômica que a modalidade presencial.

É importante dizer que o Ministério da Educação (MEC) exige a realização de encontros presenciais para realização de provas finais, estágios e aulas práticas. Entretanto, no dia a dia, o curso pode ser realizado pela internet. 

O diploma dos cursos de graduação a distância tem a mesma validade que os presenciais, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC. Ao contrário do que muitos imaginam, a faculdade EAD não é mais fácil do que a presencial. O conteúdo aplicado é o mesmo, porém as duas modalidades se dirigem a perfis diferentes de alunos.

Basicamente, para fazer um curso EAD, o aluno precisa:

·      Ser organizado

·      Ter disciplina

·      Ser responsável e cumprir prazos

·      Ter tempo para estudar

É importante dizer que cursos a distância também têm provas, trabalhos e atividades acadêmicas que precisam ser cumpridas pelos alunos. O currículo é bastante parecido com o curso da modalidade presencial, porém há algumas vantagens de se estudar a distância.

Quais são os benefícios de investir na graduação EAD

A graduação EAD, além de ser mais flexível para o aluno que trabalha e tem uma rotina mais comprometida, traz outras vantagens, tais como:

·      Mensalidades mais baixas

·      Dispensa a necessidade de se deslocar à universidade

·      Possibilidade de estudar em instituições públicas

·      Possíveis bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni)

·      Ser reconhecida pelo MEC

Vale a pena investir nessa modalidade caso você disponha de pouco tempo para ir à instituição ou precise economizar nas mensalidades. O Descomplica oferece diversos cursos de graduação online, sabia? Todos com reconhecimento do MEC e possibilidades que se adaptam às suas necessidades. Dá uma olhada aqui!