• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enfermagem em cardiologia: tudo o que você precisa saber

A área de Enfermagem em Cardiologia é uma das que mais crescem no Brasil, sendo assim, o mercado precisa cada vez mais de enfermeiros com especialização nesse segmento.

Quer saber mais sobre a profissão? A gente descomplicou o assunto pra você neste post! Acompanhe e entenda o que faz um enfermeiro cardiologista e como ter sucesso na carreira.

enfermagem em cardiologia – coração de plástico sobre um estetoscópio

Afinal, o que é Enfermagem em Cardiologia?

Antes de mais nada, a gente precisa entender o que é Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica. Trata-se de uma das especializações do curso de Enfermagem.

Ou seja, pra seguir essa carreira, é preciso ter graduação em Enfermagem e, em seguida, fazer uma pós.

Os especialistas na área se tornam capacitados pra atender a pacientes que sofrem com doenças cardiovasculares, como arritmia, hipertensão arterial, infarto, entre outras.

Pra isso, o curso possibilita que tenham uma visão completa sobre as características fisiológicas, doenças vasculares e do coração, além de métodos e tratamentos.

Aliás, o termo “hemodinâmica” se refere aos fenômenos mecânicos da circulação sanguínea. Então, pra se tornar um bom profissional de Enfermagem em Cardiologia, é essencial conhecer a fundo todo o sistema cardiovascular.

enfermagem em cardiologia – enfermeiro medindo a pressão de paciente

Onde o profissional pode atuar?

Quando a gente fala em cardiologia, já lembramos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), certo? Porém, o profissional de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica tem à disposição uma série de ambientes de saúde pra atuar. Além disso, também pode exercer diversos cargos.

Entre os lugares onde pode trabalhar estão os Centros de Terapia Intensiva (CTIs) — cardiológicos ou não —, Unidades Coronarianas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), postos de saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Portanto, quem opta por essa pós em Enfermagem pode participar de práticas cirúrgicas em clínicas e hospitais, tanto na equipe de apoio durante as sessões, como no pré e no pós-operatório.

Além disso, também pode atuar em home care, isto é, assistência em casa, auxiliando na recuperação de pacientes em recuperação.

enfermagem em cardiologia – enfermeira com coração de papel no bolso e estetoscópio no pescoço

Quanto ganha um profissional da área?

Essa é uma das grandes dúvidas de quem opta pela carreira. De início, a média salarial de uma pessoa que atua na Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica é de R$ 3.200.

Contudo, é preciso lembrar que esse valor varia de acordo com o local onde você vai trabalhar e o cargo que vai exercer.

No caso do trabalho home care, por exemplo, você pode trabalhar como autônomo e, assim, estipular quanto pretende ganhar.

Outro ponto importante é que, quanto maior for o seu conhecimento, maiores vão ser as chances de você conquistar uma carreira de sucesso e salários melhores.

Por isso, é fundamental escolher uma instituição de renome e experiência pra cursar sua pós.

Também, é preciso se manter atualizado sobre a área. Afinal, todos os dias surgem novos remédios, equipamentos, tratamentos e métodos pra tratar os pacientes.

Como você viu, fazer uma pós em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica é uma ótima opção pra quem quer trilhar uma carreira na área da saúde. Isso porque, é um campo que oferece excelentes oportunidades no mercado.

Então, se você se interessou pela especialização, vem estudar com a gente! Conheça nossas opções de curso e matricule-se quanto antes!