• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Empreendedorismo e inovação: entenda a sua importância

Você já se perguntou o que é empreendedorismo e inovação? Ou então, qual a importância da inovação no processo empreendedor? Neste artigo, o Descomplica irá abordar um pouco mais sobre esses assuntos. 

No século XXI, com a alta quantidade de empresas competindo entre si, o cliente sente que tem todo o poder em sua mão. Por exemplo, se ele quer comprar um carro, tem dezenas e centenas de marcas e modelos. 

Tem a opção de escolher a que mais lhe agrada e, como consequência, a empresa com mais qualidade em vários aspectos, inclusive, nas características pessoais do automóvel. Tudo isso tem relação com as revoluções industriais.

No entanto, se ele quisesse comprar um carro na Era Ford, que era quando estavam surgindo, teria uma quantidade muito limitada de opções.

Naquela época, eles não se importavam em trazer grandes inovações e destaque no mercado porque eram poucas marcas, ou seja, o cliente comprava ou deles ou de ninguém. 

No entanto, hoje em dia, com tantas marcas, o cliente poderia optar em comprar deles ou de mais de 100. 

As coisas acabaram mudando muito e, pra que uma empresa consiga se destacar, é mais que necessário que traga esse tipo de novidade, que crie coisas que possam satisfazer o cliente e suas necessidades cada vez mais rígidas. 

tablet e papel com gráficos e dados

Qual a importância do empreendedorismo e inovação?

O mercado de empreendedorismo de oportunidade oferece uma gama de opções pra quem se encaixa nele. As empresas, no momento de divulgar uma vaga de emprego,  geralmente pedem ou dão preferência pras pessoas que se consideram criativas porque sabem a importância disso. 

Ser um indivíduo criativo faz com que consiga ver oportunidades e fatores onde antes ninguém via. Que saiba solucionar problemas e questões de forma inovadora, que surpreenda e dê destaque. 

Existem várias formas de fazer esse estímulo do empreendedorismo e inovação. Entretanto, as mais comuns são as leituras, visitas a museus, assistir filmes e séries ou muitos outros pontos que poderíamos citar.

 A inovação no empreendedorismo é cada vez mais constante. Por isso, precisamos saber como nos estimular em nosso dia a dia. 

empreendedorismo e inovação - tela do notebook mostrando gráficos e dados

Qual a relação entre ambos, empreendedorismo e inovação?

Uma pessoa empreendedora é aquela que sabe inovar. Isso porque, consegue ver coisas onde antes não existiam. E, geralmente, essas coisas são soluções de problemas, ideias que podem melhorar algo.

Por exemplo, quem criou o carro, pensava em formas mais rápidas pra se locomover. Buscava solucionar um problema com a distância e demora, era uma dor humana.

 Quem criou a geladeira, pensava em solucionar a dor humana de sofrer com a pouca duração de alguns tipos de alimentos. 

Vale salientar, além disso, que não se trata apenas de grandes criações, mas atitudes dentro da empresa, escola ou outros locais que podem ter empreendedorismo e inovação quando se tenta solucionar problemas, mesmo que em escala menor. 

E então, quer estimular ainda mais o empreendedorismo e inovação? Por isso, recomendamos que você conheça nosso curso em MBA de Inovação, Gestão e Tecnologia. Ele tem a duração de seis meses a um ano e com certeza vai te ajudar muito nesta jornada.