• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Educação online: como colocar o aprendizado em prática?

Em época de pandemia, utilizar o Meet e o Teams está cada vez mais comum pra quem tem aulas a distância. Afinal, não há dúvidas que a educação online se faz cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Mas, diferente do que se imagina, é possível aprender muita coisa, mesmo estando “distante” dos professores.

A gente usa a palavra “distante” entre aspas porque o profissional docente sempre acompanha todo o desenvolvimento dos alunos, está disposto a tirar suas dúvidas e a orientá-los.

É dessa disposição do docente que nasce o aprendizado, mesmo sem estar ao lado do aluno. Isso demonstra que não existem mais barreiras pra que o ensino aconteça de forma plena.

Existe uma série de dicas pra quem está começando a estudar online e, é claro, que a gente vai falar um pouco sobre elas! Portanto, continue a leitura pra saber mais!

1. Defina horários

Um dos maiores erros da educação online é a falta de horários definidos. Estudar em casa traz uma série de vantagens, inclusive a de definir quando, onde e como estudar.

Apesar disso, é crucial que o aluno seja disciplinado e crie um cronograma adequado conforme o seu desenvolvimento nos estudos. 

Portanto, pare de dizer que vai começar na semana que vem… Comece agora, mesmo sendo uma terça ou quinta-feira.

Pra criar um cronograma, é possível usar uma série de plataformas, como o Trello. Ele permite que o aluno crie cartões, defina prazos e adicione figurinhas com imagens. Tudo isso faz com que os estudos se tornem ainda mais divertidos. 

Criar uma tabela em plataformas como o Google Sheets também pode ser positivo, visto que há a possibilidade de determinar os estudos de um mês inteiro e alterar conforme acontece o seu andamento. 

2. Busque ajuda de especialistas

A educação online não se faz sozinha. É necessário que haja a presença de um professor e especialista no assunto, principalmente quando se pensa em desenvolver uma nova habilidade ou aperfeiçoar os conhecimentos em alguma área.

Aqui no Descomplica, a metodologia aplicada possibilita que o aluno estude no seu ritmo, contando com a instrução de professores especialistas em cada área.

Educação online vai além de assistir vídeos: envolve a relação e troca de experiência entre alunos e docente. Afinal, também é possível aprender ensinando e compartilhando com os outros.

3. Faça pausas

Outra dica pra quem aposta na educação online é realizar pausas. O estudante pode parar por cerca de 15 minutos a cada uma hora, por exemplo.

No entanto, não vale pegar o celular e ficar navegando nas redes sociais durante as pausas. Se você fizer isso, pode perder o foco, demorar mais que 15 minutos pra voltar e perder o interesse pelos temas que precisa estudar.

A pausa serve realmente pra você descansar. Afinal, a mente humana precisa de descanso pra assimilar melhor as informações novas.

Que tal deixar pequenos lanches programados pra realizar durante as pausas? Escolha comer algo leve, como uma fruta ou iogurte. Não se alimente com grandes refeições porque elas podem causar sono ou dores.

Durante as pausas, aproveite também pra descansar as pernas e esticar o corpo. Tome água ou um suco natural, isso vai te manter com o corpo hidratado e forte pra próxima leva de estudos.

Lembre-se: o objetivo das pequenas pausas é manter a concentração sempre em alta.

4. Durma 8 horas por dia

A educação online exige que o aluno tenha foco e isso pode ser ainda mais desgastante visto que deve saber se programar e ser flexível com os horários.

Portanto, descansar é essencial.

Além disso, uma boa noite de sono ajuda o estudante a fixar o conhecimento que foi adquirido. Dessa forma, deixar de dormir pra estudar pra prova do dia seguinte não é uma boa opção, viu?

Às vezes, ficar menos com a cara nos livros e dormir mais pode ajudar a fixar o conteúdo mais fácil que se dedicar durante horas intensas de leitura sem pausas ou descanso.

Outra coisa que a gente deve destacar é que ninguém consegue estudar quando está doente. O sono tem uma série de benefícios, dentre eles o aumento do sistema imunológico que previne o estudante de se infectar com gripes ou ter dores de cabeça.

Vale ressaltar que a falta de descanso apropriado pode desencadear dificuldades de manter a memória: e quem estuda sabe o quanto ela é importante no momento de uma prova, seja ela qual for!

5. Estabeleça metas diárias

Pra deixar a educação online ainda mais divertida, estabeleça metas diárias. Por exemplo:

  • quantidade de páginas que precisa ler;
  • exercícios pra realizar;
  • matérias pra revisar;
  • correções necessárias;
  • aulas pra assistir, e por aí vai.

Essas são formas de o aluno estimular e criar determinação pra realização de tarefas. Assim, é possível saber exatamente onde se quer chegar.

Ao planejar o seu dia, você está ciente que deve determinar tempo, horário e prazo — esse processo é muito similar ao da criação de um projeto.

É dessa forma, por exemplo, que se aprende a criar limites e a impor limites a si próprio.

Não se esqueça de, além do que a gente já citou, tomar cuidado com as metas impossíveis. Não crie planos de fazer aquilo que sabe estar além da sua capacidade. 

Além disso, não deixe com que as metas parem de ser algo bom pra se tornarem prejudiciais: não adianta ler um livro muito rápido apenas pra finalizar a leitura, sendo que não entendeu o sentido dele e não se aprofundou nos conceitos. 

Como dizem os alunos de história: as formas e palavras trazem um conceito e isso determina muito sobre o que o texto quer dizer. Aprofunde-se nisso e entenda o que o autor tentou passar e por que escreveu daquela forma. Sendo assim, poderá estimular o senso crítico.

E então, agora que já sabe mais sobre como a educação online pode ser vantajosa, que tal conhecer o que a gente tem a te oferecer? Então, não perca tempo, conheça os cursos livres do Descomplica e acrescente conhecimento ao seu perfil!