• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Educação física hospitalar: conheça sua importância e atuação!

Em 2020, profissionais de educação física de todo o Brasil comemoraram a aprovação e publicação da Resolução nº 391 que reconheceu e legalizou a atuação destes em ambientes hospitalares — atividade que recebe o nome de educação física hospitalar.

Diante disso, o profissional de educação física hospitalar ganhou mais relevância diante de um cenário no qual a demanda só cresce. Dessa forma, cada vez mais os profissionais precisam se especializar.

Neste guia, você vai conhecer um pouco sobre a educação física hospitalar e a atuação do profissional nessa área. Além disso, vai compreender como a especialização é essencial pra conquista de um bom espaço no mercado de trabalho.

Vem com a gente e descubra as informações mais importantes sobre esse tema!

profissional da saúde auxiliando paciente no exercício

O que é educação física hospitalar?

Ao contrário do que muitos pensam, educação física hospitalar e fisioterapia não são sinônimos.

Na educação física hospitalar, os profissionais desenvolvem rotinas de exercícios — tanto aeróbicos quanto de musculação — pra que os pacientes que se encontram no hospital experimentem uma recuperação e um tratamento completo pra condição que apresentam.

O trabalho do educador físico hospitalar deve ser desenvolvido em conjunto com uma equipe de profissionais, tais como médicos de diferentes especialidades, nutricionistas e fisioterapeutas.

O principal objetivo do programa de exercício desenvolvido pelo educador físico hospitalar é contribuir com a recuperação dos pacientes, o que vai impactar diretamente em sua qualidade de vida.

educação física hospitalar – profissionais da saúde olhando para frente

Qual a importância do profissional de educação física nos hospitais?

Com toda a certeza, a educação física hospitalar assumiu um papel essencial no tratamento e na recuperação de pacientes. Isso porque, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ter saúde vai muito além da ausência de doenças.

O bem-estar físico, mental e social é o triângulo considerado parâmetro pra identificar o estado de saúde dos pacientes e, por isso, a educação física hospitalar está cada vez mais presente nos programas de saúde e de reabilitação do país, pois intensifica e complementa esse diagnóstico positivo.

No Brasil, existem diversos centros de saúde privados que contratam profissionais de educação física. Contudo, o SUS (Sistema Único de Saúde) também é uma possibilidade pra quem deseja atuar na carreira. No entanto, é necessário se dedicar aos estudos pra conseguir uma vaga por meio de concursos públicos.

educação física hospitalar – profissional da saúde auxiliando paciente a se alongar

Como um educador físico pode trabalhar em hospital?

Pra trabalhar como educador físico na área da saúde, o profissional deve ser graduado em educação física e se especializar na área. Pra isso, após a educação superior, é necessário ingressar em um programa de pós-graduação.

Atualmente, existem diversas opções pra quem deseja se especializar em educação física pra atuação hospitalar. Contudo, é necessário buscar instituições e cursos de qualidade, que vão, de fato, contribuir pra sua formação profissional.

A Pós Descomplica foi criada pra fornecer conhecimentos específicos aos profissionais das mais diversas áreas, incluindo a Educação Física com foco em hospitais.

Nossos cursos são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e, por isso, você pode ter a certeza de que irá adquirir conhecimentos úteis pra utilizar em sua rotina profissional.

Em resumo, com uma metodologia desenvolvida pra profissionais que desejam ter comodidade e ensino facilitado, a Pós Descomplica é totalmente on-line e se adequa ao seu dia a dia e às suas possibilidades.

A gente oferece mais de 90 opções de cursos em diversas áreas da saúde pra que você possa começar a construir seu futuro agora mesmo. Conheça todas as oportunidades disponíveis e se especialize hoje mesmo!