• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Educação corporativa: o que é a prática e por que investir?

O entendimento sobre as boas práticas empresariais se atualizam constantemente. Por conta disso, uma importante ferramenta ganha cada vez mais espaço dentro das organizações: a educação corporativa.

Atualmente, garantir um ambiente de trabalho saudável e um plano de cargos e carreiras ainda têm grande relevância, claro. Mas hoje em dia eles não são mais o suficiente.

É preciso assegurar que os colaboradores estejam atualizados com as novidades do mercado e, principalmente, engajados com a empresa.

Por isso, é cada vez mais comum ver empresas investirem nesse aspecto. Mas você sabe o que, de fato, é educação corporativa? É isso que a gente vai te explicar hoje!

educação corporativa - pessoas em reunião batendo palmas no escritório

O que é educação corporativa?

É muito comum ver pessoas que acreditam que educação corporativa é uma prática relacionada à gestão de pessoas. Além disso, também é fácil ver quem diga que a ação consiste em capacitar os colaboradores fornecendo treinamentos.

Bom, essas duas crenças não estão totalmente erradas. Mas a realidade é que educação corporativa é muito mais que apenas isso. Ela, inclusive, deve ser uma das principais áreas de foco na gestão empresarial.

Buscando fazer uma explicação de modo mais direto, a atividade tem como base a junção de práticas de gestão de pessoas com a educação, ambas alinhadas com os objetivos e metas de cada empreendimento.

Ou seja, a educação corporativa é uma prática individual de cada negócio. Isso significa que, embora seja possível se inspirar em boas práticas de outras empresas, cada uma precisa encontrar sua própria fórmula para o sucesso.

Em geral, é bom que a prática seja encabeçada pela equipe de Recursos Humanos em parceria com a própria liderança. A estrutura, normalmente, deve seguir dois pontos-chave:

  1. objetivos no longo-prazo da empresa (valores, metas etc); e
  2. eixos de educação para os profissionais (competências).

Desta forma, educação corporativa é uma estratégia de capacitação constante dos colaboradores de forma totalmente alinhada com o que a empresa busca para o futuro.

educação corporativa - pessoas confraternizando em volta de uma mesa

Qual a importância da educação corporativa?

Uma empresa que busca se desenvolver e “dar o próximo passo” pro seu crescimento precisa investir em uma estrutura que possibilite isso. E isso inclui o material humano que ela possui.

Por isso, a educação corporativa é de grande importância para isso. Dois pilares, em especial, ganham destaque. Veja nos próximos tópicos!

Desenvolvimento dos profissionais

Muitas empresas buscam investir na capacitação de seus profissionais e garantir um ambiente interno que facilite a comunicação interna.

Isso é muito importante, mas a educação corporativa vai possibilitar que esse desenvolvimento tenha um propósito de acordo com os objetivos da empresa.

Além disso, será possível identificar os colaboradores que melhor executam determinadas atividades, facilitando promoções. 

Alinhamento entre colaboradores e empresa 

Investir em cursos e treinamentos é bastante importante. Afinal, como a gente já disse, o mundo corporativo está sempre se atualizando.

Mas esse investimento precisa ter uma lógica. Ou seja, não é apenas treinar o profissional. É preciso que isso esteja alinhado com o planejamento do negócio.

Com isso, os profissionais além de capacitados, poderão executar exatamente as atividades em áreas onde a empresa mais necessita para o seu crescimento. Assim, o investimento se torna ainda mais positivo.

A educação corporativa é uma prática que vai muito além da capacitação e do engajamento dos funcionários. Ela é uma estratégia de longo prazo que, se feita de forma objetiva, pode trazer grandes benefícios para o crescimento da empresa.

E aí, curtiu nosso conteúdo? Que tal conhecer os cursos da Pós Descomplica? A gente tem certeza que aqui tem um com a sua cara!