• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça a área do Direito Tributário Empresarial

Pra quem quer se especializar ou se tornar um Advogado, a área do Direito Tributário Empresarial pode ser uma excelente alternativa, tanto pela demanda de oportunidades crescentes no mercado, como pelos honorários pagos pelas empresas atualmente.

Mas pra chegar até lá, especialistas não escondem segredos e reforçam o único caminho possível pro sucesso na profissão: estudar, estudar e estudar!

E é justamente por isso que, hoje, nós preparamos este post exclusivo pra apresentar um pouco mais sobre a área e como se formar em Direito Tributário Empresarial sem mistérios!

Vamos lá?

direito tributário empresarial – martelo malhete de juiz de madeira

Qual o conceito do Direito Tributário Empresarial?

Como o próprio nome sugere, o Direito Tributário Empresarial é a área do Direito que agrupa e trabalha as leis, regulamentos e processos fiscais inerentes à tributação das empresas.

Em outras palavras, é um ramo que tem como propósito regular e assessorar:

  • gestores;
  • profissionais;
  • organizações;
  • e pessoas físicas.

Mas assessorar sobre o quê? Sobre a cobrança, direitos e deveres dessas partes diante da taxação de tributos e impostos pelo Estado.

Na prática, o especialista dessa área atua principalmente na avaliação e contenção de possíveis abusos e erros no recolhimento dessas tributações pelos órgãos responsáveis.

Portanto, têm papel fundamental na atuação dessas empresas no mercado.

direito tributário empresarial – estátua dourada da deusa themis, símbolo da justiça

E por que a área está em alta?

Imagino que você já seja Advogado e quer se especializar, ou ainda vai se formar e já está pensando em qual área atuar. Certo? Provavelmente já ouviu bons comentários ou indicações sobre essa área em específico nos últimos tempos.

E não é à toa! Frequentemente se ouve nos noticiários do país sobre novos projetos de reformulação tributária, o que tem aquecido esse mercado e já demandado profissionais especializados, que ainda estão em falta.

E, em um cenário desse, as empresas também passam a enxergar esse tipo de Advogado não como um custo, mas sim como um fator estratégico pra seus negócios.

Ou seja, a escassez de especialistas somada à alta demanda de vagas, faz da área do Direito Tributário Empresarial uma verdadeira “mina de ouro” pra quem quer se formar e atuar nesse ramo — e com excelentes honorários, claro!

direito tributário empresarial – estante com livros antigos em uma biblioteca

E como se especializar em Direito Tributário Empresarial?

Com esse recente “boom” de oportunidades na área, já é possível encontrar opções de curso de Pós em Direito Tributário Empresarial 100% online e com toda a base que você precisa pra se formar.

Já pra quem ainda não é Advogado formado, a dica é escolher um bom curso de Direito. Mas lembre-se que ele precisa ser reconhecido pelo MEC e ter um corpo docente de referência. Aí, depois, é só emendar com uma especialização, conforme indicado acima.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações relevantes sobre a área do Direito Tributário Empresarial. Agora você já sabe por que tanto se venera essa especialidade nos dias atuais.

E como bem vimos, não se trata só de uma questão de preferência entre Advogados, mas também de oportunidades e demandas que o mercado está pedindo.

E você? Já escolheu qual especialização seguir? Então, aí vai uma ajudinha: confira todos os nossos cursos de Pós-Graduação a distância e garanta a sua vaga na Faculdade Descomplica!