• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Arquiteto e Engenheiro: qual a diferença entre as duas profissões?

Bateu aquela dúvida sobre a diferença entre Arquiteto e Engenheiro? Embora existam vários tipos de Engenharia, a maior parte das pessoas confunde Arquitetura com Engenharia Civil.

O primeiro curso é voltado pro planejamento e o desenho das construções, enquanto o outro tem o foco no planejamento e no gerenciamento de obras.

Aqui, vale analisar cada opção na hora de descobrir o curso que combina com você. Os dois contam com carga horária de, pelo menos, 3.600 horas.

Mas a maior parte das faculdades faz essa distribuição em quatro ou cinco anos. Além do reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), a atuação costuma exigir o cumprimento de outros requisitos.

Por exemplo, a obtenção de registro profissional. No caso dos Arquitetos, o registro fica por conta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Na Engenharia, por sua vez, a autorização vem do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Mas afinal, qual é a diferença entre os dois cursos? Você já vai descobrir. É só continuar por aqui!

diferença entre arquiteto e engenheiro – pessoas analisando uma planta baixa

Como são as carreiras?

A Arquitetura é um curso que mistura elementos de exatas e humanas, ensinando os alunos a projetar espaços de acordo com alguns requisitos. Por exemplo, aparência, funcionalidade e conforto.

Assim, o Arquiteto é quem desenha os espaços urbanos e, na maior parte das vezes, trabalha em parceria com um Engenheiro.

Já Engenharia Civil, conta com disciplinas mais tradicionais dos cursos do gênero, como Resistência dos Materiais e Cálculo. Aqui, a habilitação permite trabalhar em projetos de casas, viadutos, estradas e por aí vai.

Desse modo, o profissional analisa questões práticas, como hidráulica, estruturas e saneamento.

diferença entre arquiteto e engenheiro – pessoa desenhando uma planta baixa

Qual é a diferença entre um Arquiteto e um Engenheiro?

Pra entender a diferença entre um Arquiteto e um Engenheiro, é preciso pensar que os dois provavelmente vão precisar trabalhar juntos em boa parte das situações.

Assim, Arquitetura é mais voltada pro universo estético e conceitual das obras, enquanto Engenharia está mais ligada à parte técnica e prática.

Se o Arquiteto define o tamanho da sala, por exemplo, o Engenheiro aponta as condições pra ela ser criada.

As matérias refletem muito dessa diferença. Arquitetura tem o foco em disciplinas mais conceituais. Isso inclui, por exemplo, Estudo da Forma, Teoria da Arquitetura, Planejamento Urbano e por aí vai.

A pegada mais técnica da Engenharia Civil aparece nas matérias de Física, Construção de Edifícios, Mecânica dos Solos e várias outras.

Aqui, a diferença entre Arquitetura e Engenharia também aparece nas funções. Se o Arquiteto participa mais da criação, o Engenheiro ajuda a descobrir se o que é necessário pro projeto se tornar viável. Isso se reflete nas áreas de atuação.

Uma matéria se debruça sobre assuntos como Paisagismo, Urbanismo e Restauração de Edifícios, enquanto outra interage mais com o universo da Infraestrutura, do Saneamento e das Construções.

Se você se interessou por algum desses cursos e acha os valores muito salgados, pode priorizar as faculdades que dão desconto.

Embora boa parte dos cursos dependem de programas como Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), existem faculdades como a gente do Descomplica que oferece regularmente ofertas no site.

Basta ficar de olho e aproveitar as promoções. A faculdade Descomplica é uma opção dinâmica, versátil e acessível 100% online, contando com um preço que cabe no bolso. Vem conferir os cursos!