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Aprenda a conciliar trabalho e estudo sem problemas

Você deseja conseguir conciliar trabalho e estudo? Apesar desse equilíbrio entrevida profissional e pessoal parecer algo complicado, é possível, sim, fazer todas as tarefas de maneira eficiente. Independentemente da sua escolha, seja fazer uma Pós-Graduação, um Mestrado ou até mesmo começar a segunda Graduação, podemos O segredo, basicamente, está na organização e no planejamento. 

Por isso, este artigo vamos falar sobre as principais dicas para quem quer administrar melhor o tempo e, assim, ter sucesso no trabalho e nos estudos. Confira!

Monte sua agenda para conciliar trabalho e estudo

Como o ponto principal para conciliar trabalho e estudo é a organização, o primeiro passo é criar uma agenda de tarefas. Você pode fazer isso no começo da sua semana, como, por exemplo, no fim do domingo. 

Anote todas as tarefas e horários no papel ou na agenda do celular. Depois disso, é possível ter a dimensão de tudo o que está pendente e quais são os horários livres.

Entenda também o seu grau de dificuldade com cada matéria que você está estudando para descobrir se você precisará de mais ou menos tempo para assimilar aquele conteúdo, e assim, montar a sua agenda. Por exemplo, se você já tem formação na área de Educação, mas muda radicalmente e resolve ingressar na área de Tecnologia com ênfase em Big Data, pode ser que você demore mais a se adaptar a esse novo mundo do conhecimento.

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Distribua as tarefas no seu dia a dia

Para quem trabalha, cada minutinho livre é uma oportunidade de estudar. Sendo assim, pense em como você pode adquirir mais conhecimento naquele tempo em que está no ônibus, indo para o trabalho ou voltando para casa. 

O horário de almoço também é um tempo ideal para os estudos. Isso não significa que você tenha que comer muito rápido. Mas, se possível, reserve pelo menos uns 20 minutos para ler, assistir videoaulas ou fazer resumos, por exemplo. 

Use ferramentas e aplicativos de gestão de tarefas e tempo

Outros aliados na missão de conciliar trabalho e estudo são as ferramentas e aplicativos. As primeiras são excelentes para você organizar melhor a sua agenda. Já os aplicativos funcionam como administradores de tempo. 

Assim, fica mais fácil saber a ordem de tarefas e quanto tempo você deve gastar em cada uma. Mais uma dica é procurar priorizar os afazeres mais difíceis. Por exemplo, se você sabe que estudar matemática é mais complicado para você, comece pelos exercícios dessa disciplina. 

Aproveite técnicas para administração de tempo

Além dos aplicativos, você também pode aproveitar as técnicas de administração de tempo. Um dos métodos mais eficientes é o Pomodoro, que divide o período de estudo em quatro períodos cronometrados. 

Existe também o método GTD, baseado no conceito de que é preciso ter tranquilidade para administrar melhor o tempo. Vale a pena experimentar as técnicas e ver qual é a mais adequada para o seu caso.  Outra dica é usar a metodologia Ciclo de Pomodoro – para saber mais sobre esse método de produtividade, clica aqui

Gostou de saber como conciliar trabalho e estudo? Aproveite muitas outras dicas aqui no blog Tudo Sobre Pós!