• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Devo saber fazer uma gestão do tempo no trabalho?

“Time is Money”. Você provavelmente já ouviu essa frase, dita por Benjamin Franklin. E é isso mesmo. Tempo é até mais valioso do que dinheiro, pois, sem ele, é impossível ser produtivo em qualquer área da vida. Por isso mesmo, fazer uma gestão do tempo no trabalho é fundamental. Você sabe como?

Com o ritmo frenético da vida de quase todo mundo hoje em dia, perdem-se momentos de lazer, em família ou de produtividade no ambiente de trabalho. Tudo é para ontem, tudo precisa de prioridade máxima, mas, para quem não sabe organizar seu tempo, tudo vira uma bagunça enorme.

Aprender a fazer uma boa gestão do tempo no trabalho é primordial para ser um bom profissional e ter qualidade de vida. A gente te ajuda a chegar lá!

Como gerenciar melhor o tempo no trabalho

Saber gerenciar o tempo na vida profissional é extremamente importante. Isso porque, além de enfrentar as demandas diárias, é preciso cumprir prazos, lidar com imprevistos e tomar decisões rapidamente. 

Uma boa organização no ambiente de trabalho aumenta a produtividade, reduz o estresse e faz com que as tarefas sejam concluídas mais rapidamente.

Atualmente, ainda é difícil encontrar profissionais que consigam lidar bem com o tempo e, por isso, uma boa ideia é fazer um curso de gestão de tempo, que orienta sobre a melhor forma de gerenciar demandas e tirar pendências da frente.

Além desses pontos listados, quem investe na gestão do tempo consegue:

·      Focar em novos projetos;

·      Inovar;

·      Investir em capacitação;

·      Desenvolver trabalhos em equipe;

·      Crescer profissionalmente e pessoalmente.

Quem aprende a gerir seu tempo também consegue administrar melhor o estresse e lidar com demandas inesperadas. Isso porque sabe identificar o peso de suas demandas e priorizar o que é importante. Assim, sobra mais tempo para a vida pessoal e o lazer.

Como administrar melhor o tempo no trabalho

Existe um passo a passo para melhorar a gestão do tempo no trabalho. Há profissionais que encontram o processo ideal para eles e o adaptam de acordo com a sua rotina. É preciso, para isso, saber o que funciona bem no seu caso. 

De forma geral, no entanto, algumas recomendações para gerir melhor o tempo no trabalho são:

1.     Faça listas: escreva todas as tarefas que você tem que executar de forma resumida;

2.     Estabeleça prioridades: defina o grau de importância de cada obrigação em PA (prioridade alta, ou seja, os itens emergenciais); PM = (prioridade média) e PB (prioridade baixa);

3.     Defina prazos: coloque datas e horários em que as atividades PA devem ser finalizadas. Ao concluir as tarefas PA, comece a colocar as datas e horários de entrega daquelas que são PM.

Feito tudo isso, faça uma lista do que realizou no período determinado e perceba se está fazendo mais do que deveria ou se há espaço para acrescentar mais tarefas. 

Quer administrar sua rotina? Invista em um curso de gestão de tempo

O curso de Gestão de Tempo do Descomplica te ajuda a aprender como aplicar técnicas de gestão do tempo na sua vida pessoal e profissional. Em tempos de home office esses conhecimentos podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada.

No curso livre do Descomplica, você aprenderá:

• Curso 1: Gestão do Tempo

• Curso 2: Organização do Conhecimento

• Curso 3: Autoconhecimento

Ao se conhecer melhor e entender suas motivações, valores e cultura você será capaz de avaliar melhor suas decisões e poderá ter escolhas mais assertivas de onde e como deve investir seu tempo e esforço.

São 8 aulas e conteúdo bônus (exercícios, material de apoio, estudos de casos e entrevistas com líderes referência para você aprender na prática).

O público-alvo do nosso curso são pessoas que querem ser mais produtivas e terem mais tempo para fazerem o que quiserem. Não importa o seu cargo atual, já que esses conhecimentos são fundamentais para qualquer área e momento de carreira.

100% online, o curso livre de gestão de tempo do Descomplica oferece certificado, conteúdos bônus e acesso às aulas para um ano para você ver e rever suas aulas! 

Conheça melhor o nosso curso e – melhor – seu precinho que cabe no bolso!