• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Devo me dedicar a vestibulares no ano de 2021?

O que fazer depois do Ensino Médio? Se você tá nessa dúvida e pensando se é melhor buscar um emprego, fazer uma viagem ou entrar na faculdade, a gente te dá aquela força pra se dedicar ao vestibular em 2021. E sabe o porquê? Um curso superior abre um monte de portas pra sua vida e carreira!

O ano de 2020 foi um tanto quanto complicado, a gente sabe, mas o próximo pode ser muito melhor, especialmente se você tiver um objetivo, como entrar na faculdade. Tá achando que o processo seletivo dos vestibulares é complicado e você não tem chance? Nem pense nisso! Com o Descomplica, as chances são gigantes!

Basicamente, pra se dedicar a um vestibular em 2021, você precisará:

👉      Fazer um cronograma de estudos

👉      Verificar provas anteriores

👉      Pesquisar sobre os assuntos que devem ser estudados

👉      Atentar ao calendário de provas

👉      Prestar atenção a possíveis alterações

👉      Acessar o manual do candidato

Esses são os passos básicos pra se dedicar a um vestibular em 2021, mas, como você deve saber, há mais um monte de coisas que precisam ser feitas caso você deseje passar no Enem e conseguir um notão pra entrar na faculdade. Se liga nas principais!

Como se dedicar a vestibulares em 2021

Passar no vestibular exige dedicação, foco e os materiais certos de apoio. Independentemente do curso ou instituição que você escolher, é preciso cuidar para que nada fique de fora e o cronograma seja cumprido.

Alguns passos que devem ser considerados nessa preparação são:

1. Prepare-se com antecedência

Quanto antes a decisão de entrar na faculdade for tomada, maiores são as chances de sucesso. Isso porque você terá mais tempo pra se organizar e focar nos estudos.

Se você pretende se dedicar ao vestibular em 2021, comece logo a programação! Vale a pena organizar os conteúdos que devem ser abordados e fazer uma boa revisão. Cursos online como os do Descomplica ajudam muito nesse processo.

Além disso, há outros elementos disponíveis na plataforma que são de grande valor:

·      Vídeos;

·      Podcasts;

·      Aulões com professores;

·      Provas anteriores do Enem, etc.

2. Adote o hábito de se manter informado

Reserve um tempo do seu dia pra ler textos literários, notícias e artigos de jornais. Busque por sites confiáveis na internet e se informe sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. 

Além de te preparar para as atualidades e dar mais material para argumentar na redação, o hábito da leitura eleva sua bagagem cultural e capacidade de argumentação, além de melhorar a comunicação escrita.

3. Consulte provas anteriores

Quem está se preparando para o vestibular precisa verificar as edições anteriores do Enem. Você deve se familiarizar com o tipo de questão (objetiva ou dissertativa) cobrado. 

É importante monitorar quanto tempo você leva pra fazer o teste e quais são suas principais dificuldades. Depois, trabalhar para melhorar nisso. 

4. Preste atenção ao calendário de provas

Quem pretende estudar para o vestibular 2021 deve prestar muita atenção à data de realização das provas. 

Vale, ainda, ficar sempre atento a possíveis alterações, como ocorreu no Enem neste ano por conta da pandemia. Acompanhe sempre a página do estudante e seus informes.

5. Veja o manual do candidato

O manual do candidato sempre fica disponível no site do Inep (no caso do Enem) ou no da faculdade específica para os candidatos ao vestibular. Ali, há informações sobre o calendário de provas e resultados, conteúdo discriminado de tudo o que cai no vestibular, os cursos que a instituição oferece, número de vagas disponíveis, etc.

Vale a pena se basear neste manual e preparar seu cronograma de estudos com base nele. 

No Descomplica, você tem uma faculdade acessível e completa para você, tudo 100% online e por um precinho que cabe no seu bolso. Conheça nossos preços e veja como é possível entrar no curso dos seus sonhos!